A Agência Nacional de Energia (Aneel) iniciará em 30 de maio a aplicação dos questionários referentes à 16ª edição da pesquisa anual que apura o Índice Aneel de Satisfação do Consumidor – IASC. Em Mato Grosso do Sul serão entrevistados 320 consumidores.
Os questionários serão aplicados até 20 de agosto de 2015 para avaliar o grau de satisfação em relação ao serviço público de energia elétrica.
Serão entrevistados 25.186 consumidores residenciais de 550 municípios, abrangendo a área de atuação das 63 concessionárias e das 38 permissionárias de distribuição de energia elétrica do país. Os resultados da pesquisa serão divulgados em conjunto com a entrega do Prêmio “Índice Aneel de Satisfação do Consumidor – IASC”.
Mato Grosso do Sul
Trezentos e vinte clientes da Energisa Mato Grosso do Sul participarão da pesquisa, em 12 municípios de diferentes portes que foram sorteados: Campo Grande (118); Itaporã (34); Dourados (29); Costa Rica (25); Porto Murtinho (25); Corumbá (22); Paranhos (19); Naviraí (16); Terenos (8); Figueirão (8); Jateí (8) e Paraíso das Águas (8).
Conveniada à Aneel para executar uma série de atividades fiscalizatórias e de atendimento ao usuário na Ouvidoria, a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos – Agepan orienta que o consumidor procurado pelos pesquisadores responda adequadamente o questionário. Essa é uma oportunidade de mostrar a percepção que o usuário tem do serviço, apontando o que vai bem e o que tem que ser corrigido pela distribuidora.
Os dados individuais do consumidor pesquisado não serão divulgados, mas apenas tabulados na avaliação geral da concessionária.
Outra orientação da Agência é sobre a importância de o questionário ser respondido pelo próprio morador, que conhece a realidade do fornecimento de energia daquela residência, mesmo que o responsável pelo pagamento da fatura seja outra pessoa, como um familiar, por exemplo.
A Elektro também será avaliada, mas não foram sorteados municípios de Mato Grosso do Sul atendidos pela distribuidora (Três Lagoas, Selvíria, Anaurilândia, Santa Rita do Pardo e Brasilândia).
Resultados
As distribuidoras mais bem avaliadas por seus consumidores recebem o Prêmio “Índice Aneel de Satisfação do Consumidor – IASC”. As 101 concorrentes são agrupadas por critérios regionais e por número de unidades consumidoras. As melhores em cada categoria recebem, além do troféu e do certificado, o SELO IASC – marca que pode ser utilizada nas faturas de energia e no material institucional da empresa – um estímulo para a melhoria contínua dos serviços prestados aos consumidores.
O IASC é um indicador de qualidade dos serviços prestados pelas distribuidoras sob a perspectiva dos consumidores e auxilia a Aneel nas atividades de fiscalização, no aperfeiçoamento do processo regulatório e, recentemente, contribuiu para o diagnóstico de 16 distribuidoras de energia elétrica que foram convocadas pela Agência para discutir a qualidade do serviço prestado.