O prefeito de Bataguassu, Pedro Arlei Caravina (PSDB) esteve reunido com a reitora do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Maria Neusa de Lima Pereira, onde ficou definida a instalação de um polo da instituição no município. A previsão é que cursos de capacitação sejam ofertados a partir do segundo semestre deste ano em Bataguassu.
No encontro, realizado no gabinete municipal, Caravina ressaltou novamente o interesse em firmar a parceria e trazer a instituição para o município. “Temos indústrias que necessitam de mão de obra qualificada, além de assentados com a necessidade de qualificação do campo. Somos um município com boa localização geográfica e por isso tenho certeza que teremos condições de receber inicialmente um polo do IFMS, vinculado ao campus de Três Lagoas; e posteriormente um campus avançado”, assegurou Caravina.
Segundo a reitora do IFMS, com a sinalização positiva de ambos os lados, os cursos serão oferecidos a partir do mês de setembro deste ano, com local ainda a ser definido. “Vamos mexer com os convênios para que possamos assiná-lo junto a Prefeitura de Bataguassu e fechar quais cursos serão oferecidos no polo a partir de setembro. Lembramos que os cursos só poderão ser cursados por candidatos que estejam cursando o Ensino Médio ou que o tenham concluído”, frisou.
Maria salientou ainda que os cursos serão oferecidos em parceria com instituições locais e programas do Governo Federal, a exemplo do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
CONSTRUÇÃO DA SEDE PRÓPRIA
Durante o encontro, também foi salientado que Bataguassu terá um campus do IFMS, construído a partir do repasse de parte de uma indenização trabalhista paga pela empresa Marfrig, com terreno e contra-partida do município. “Temos esse aval positivo por parte da Justiça do Trabalho que está disposta a repassar esses recursos para tal fim. O objetivo é construir o prédio para abrigar o campus avançado do IFMS já com o pólo em funcionamento”, disse o prefeito.
A reitora salientou que após as tratativas, será confeccionado um protocolo de intenções entre o IFMS, Prefeitura de Bataguassu e Justiça do Trabalho para lançamento da obra, que ficará a cargo da Administração Municipal. Após construído, espaço será cedido ao IFMS através de um termo cessão de uso para o funcionamento da unidade. A ideia é que em 2017, o campus do IFMS de Bataguassu seja inaugurado e em pleno funcionamento.
O IFMS atenderá jovem a partir dos 14 anos, com ensino concomitante e subsequente.
Além dos já citados, estiveram presentes na reunião, membros do IFMS de Campo Grande e Três Lagoas, o secretário municipal de Esporte e Lazer, Fábio Eduardo Silva; além de Vanilza Pelegrini e Luciane Guedes, profissionais da equipe técnica do Programa Estação Juventude (PEJ), que desde agosto do ano passado tem trabalhado em um diagnóstico feito junto as escolas estaduais e municipais, coletando dados para comprovar a necessidade de um centro de formação profissionalizante, em Bataguassu.