O pontapé inicial para o RCN Agro 2022 foi dado a pouco no auditório da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) em Campo Grande. Atração mais esperada do dia Mauricio Bellinelo já inicou sua conversa com as centenas de produtores e demais interessados em conhecer mais sobre o mercado de valores, em especial do agro.
Referência no segmento de commodities, Maurício traz já de cara as principais práticas das grandes empresas do setor, como Cargill e Bunge, para proteger seus investimentos. No caso, Bellinelo fala sobre a hedge, metodologia muito útil aos produtores.
As hedges de produtos e cambial são as especialidades do consultor, que possui 18 anos de experiência e ensina nesta noite de terça-feira (17) as principais estratágias de preços de forma simples, indicando as vantagens para quem as adotar.
"Eles não trabalham um segundo no descasado", destacou o consultor ao revelar alguns dos segredos das gigantes para lucrar com as commodities. "Exemplificando, eles travam o valor de venda por R$ 160, pois o comprador quer o mais barato possível. Travam para que não suba esse preço até que chegue a safra de fato", explica Bellinelo em parte de sua palestra.
O consultor ainda completa que as empresas ainda colocam o hedge, custos de transporte, tudo dentro dos custos de produção e vendem por R$ 200, usando um valor de exemplificação outra vez. "Eles já iniciam sabendo o lucro. Por isso eu digo que essas empresas mais se assemelham a bancos do que tradings de grãos. Não produzem, já compram prontos e vendem".
Confira ao vivo a palestra clicando no link logo abaixo: