Veículos de Comunicação

Oportunidade

Bombeiros de Três Lagoas recebe reforço e diminui sobrecarga das equipes

Dos 12 novos bombeiros, nove já chegaram à corporação e outros três virão em junho

Entre os nove bombeiros que chegaram à cidade, um é uma moça de 20 anos - Divulgação/Corpo de Bombeiros-5° GB
Entre os nove bombeiros que chegaram à cidade, um é uma moça de 20 anos - Divulgação/Corpo de Bombeiros-5° GB

O 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar de Três Lagoas adotou nova política de atendimento implantada pelo comando geral da corporação e, uma das novidades é que a equipe passa a contar com 12 novos bombeiros, dos quais nove já estão lotados no quartel da cidade, desde o último dia 8, e outros três chegam em junho, segundo revelou o tenente-coronel Marcelo Olassar Ramires Dias.

Os novos profissionais possibilitarão a criação de uma nova escala. “Minha equipe estava sobrecarregada, mas agora teremos a oportunidade de montar nova escala e colocar um dia a mais de folga para nossos bombeiros”, justificou o comandante.

Todos os militares são do Mato Grosso do Sul, sendo três deles já residentes em Três Lagoas.

Segundo o 1° sargento Josué dos Santos Morais, eles têm o papel de atuar em salvamento aquático e terrestre, atendimento pré-hospitalar e serviços técnicos administrativos, ou seja, precisam passar por todos os setores da corporação e assim ganharem experiência.

O tenente-coronel Marcelo destaca que, entre os 12 militares há um soldado feminino, a jovem Marcela Colombo Ungari, 20 anos, que veio de Campo Grande e já fixou residência em Três Lagoas.

De acordo com a soldado Ungari, durante o treinamento na academia homens e mulheres são tratados da mesma forma, sem distinção. “Durante o processo de treinamento chegamos à conclusão que diante da corporação todos são iguais. É claro que os homens têm maior força física, mas nós mulheres compensamos essa diferença na agilidade, atenção, intuição e outros quesitos. Por fim um complementa o outro”, destaca ela. “Acredito que todo quartel deveria ter bombeiros femininos e, graças a Deus fui muito bem acolhida pela equipe de Três Lagoas. Todos têm me tratado com enorme respeito, o que é o principal”, concluiu.

A primeira mulher a compor a equipe foi a cabo Nair da Silva Santos, que há cerca de 10 anos compõe a equipe.

 

ATENDIMENTOS

Ainda segundo o tenente-coronel Marcelo, outra mudança que veio com a implantação da nova política de atendimento é que, há dois meses, a unidade de Três Lagoas tem sido a mais atuante do Mato Grosso do Sul. “Aumentou o número de atendimentos. Somente em abril registramos 1391. Estávamos atendendo mais ocorrências que os dois grupamentos de Campo Grande.”, revelou o comandante.

Além do desgaste dos profissionais, o tenente-coronel cita o desgaste dos equipamentos. A corporação já está com uma nova viatura de resgate e a partir do segundo semestre receberá duas motos, uma viatura para vistoria e uma Auto-Bomba Rápido (ABR), o que possibilitará colocar a antiga apenas como apoio.

Os 12 bombeiros de Três Lagoas compuseram uma turma de 151 profissionais formados pela Academia de Bombeiros de Campo Grande e que foram distribuídos pelos demais grupamentos do MS. O curso teve duração de oito meses.