Veículos de Comunicação

Economia

Brasil pode ser 9ª maior economia do mundo

País deve voltar ao grupo das nove maiores economias do mundo ainda em 2023, segundo projeção do FMI

País deve voltar ao grupo das nove maiores economias do mundo ainda em 2023, segundo projeção do FMI. - Freepik
País deve voltar ao grupo das nove maiores economias do mundo ainda em 2023, segundo projeção do FMI. - Freepik

O Brasil deve voltar ao grupo das nove maiores economias do mundo ainda em 2023. Segundo projeção do FMI – Fundo Monetário Internacional, o país perdeu o lugar no top 10 em 2019, e agora, com o crescimento da economia acima do esperado, pode recuperar sua posição.

No começo do ano, o relatório do FMI indicava que o Brasil ficaria em décimo lugar no ranking das melhores economias do mundo. Com a nova atualização do documento, divulgada neste mês de outubro, o FMI passou a estimar o valor de 2,1 trilhões de dólares para o PIB Brasileiro, acima do projetado para o Canadá e Rússia, e destacou que o crescimento da economia brasileira está mais forte que o esperado.

Com isso, o país deve avançar para a nona posição no ranking. No mês passado, a renomada agência de risco Austin Rating, já havia projetado a ascensão do Brasil no ranking das melhores economias do mundo. Segundo a agência, o top 5 deve ser formado pelos Estados Unidos, China, Alemanha, Japão e Índia. A estimativa é que o país consiga alcançar a oitava posição no ranking até 2026.