O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) não tem previsão oficial de quando será feito o cadastramento biométrico dos eleitores das 76 cidades do interior do Estado. Com exceção da capital, Campo Grande, as demais cidades devem iniciar o cadastramento a partir do segundo semestre do ano que vem.
A assessoria de imprensa do TRE/MS informou ao Jornal do Povo que a previsão é que em Três Lagoas o cadastramento se inicie a partir de agosto de 2016, bem como nas demais cidades do Estado. Portanto, sem tempo hábil para que esteja valendo para a próxima eleição.
Em nota, o TRE informou ainda que não há um calendário determinando a ordem das cidades que passarão pelo cadastramento biométrico dos eleitores. O órgão iniciou o processo somente em Campo Grande; o prazo encerra-se dia quatro de maio do próximo ano.
O QUE É O CADASTRAMENTO BIOMÉTRICO?
Cadastramento biométrico é o processo de atualização dos dados do cadastro eleitoral, com o objetivo de implantar a identificação de cada eleitor através de impressão digital, fotografia e, se disponível, assinatura digitalizada.
A Justiça Eleitoral adotou a biometria para garantir ainda mais segurança ao processo eleitoral. A implantação no país vem sendo gradual, já que é necessário convocar todo o eleitorado para a revisão biométrica.
O município que tiver todo o seu eleitorado cadastrado biometricamente estará apto a utilizar urna equipada com identificação biométrica. A liberação é feita na mesa receptora de votos através de equipamento próprio (microterminal) antes de o eleitor entrar na cabine de votação.