Os três-lagoenses estão comendo menos carne bovina, mas essa mudança de hábitos não é um problema regional, e sim nacional.
De acordo com os dados da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), o consumo de carne bovina reduziu o consumo ao menor nível em 25 anos.
A pandemia da Covid-19 tem sua parcela de culpa, já que muitas famílias ficaram desempregadas perdendo o poder de compra. Não bastasse a perda de renda da população, os preços de cortes bovinos dispararam, na esteira de valores recordes da arroba do boi gordo, limitando o consumo interno, enquanto a China importa como nunca carnes do Brasil.
Agora, cada brasileiro consome 26,4 quilos desta proteína ao ano, queda de quase 14% em relação a 2019, quando ainda não havia crise sanitária. Este é o menor nível desde 1996, início da série histórica da Conab. Só nos primeiros quatro meses do ano, o consumo per capita de carne bovina caiu mais de 4% em relação a 2020, estima a Conab.
A carne de frango e suína, também registraram aumento. Esta semana, representantes da indústria de carne suína e da carne do frango divulgaram um manifesto indicando que novos aumentos para estes produtos devem atingir os consumidores brasileiros. Em 12 meses a alta acumulada no preço das carnes (incluindo a bovina) já chega a 35,68% dados do IPCA.