Na manhã desta sexta-feira (12), uma das caixas de contenção da Lagoa Maior de Três Lagoas passou por trabalho de drenagem. A ação foi liderada pelo ambientalista Manoel Pimenta com apoio de um grupo que ele denomina de “Amigos da Lagoa”.
Segundo informou o ambientalista à reportagem da TVC – Grupo RCN de Comunicação, a água, que está contaminada, foi despejada na rede de esgoto, evitando que essa água adentre a lagoa principal.
“É um trabalho simples, mas talvez por falta de entendimento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, ele não vinha sendo realizado. Temos inclusive algumas condicionantes da licença prévia que eram para terem sido cumpridas a mais de cinco anos. Se isso tivesse ocorrido, não estariam acontecendo os problemas que estão ai agora. Não sei o porque está demorando tanto. Tem ações que precisam ser feitas urgentes”, destacou Pimenta. “O que somos contra é que a água contaminada fosse jogada para dentro da lagoa principal e somente depois remover os sedimentos do fundo”, completa.
A limpeza está sendo feita com apoio da equipe da Empresa de Saneamento do Estado de Mato Grosso do Sul (Sanesul) e de uma empresa de engenharia.
Conforme explicou o ambientalista, após a limpeza do fundo da caixa de contenção, que já está bem assoreada, ela fica com mais reserva de água, possibilitando que, na próxima temporada de chuva, vai parar mais água na caixa.
Pimenta informou ainda que a ação será repetida na outra lagoa de contenção. A água também será drenada, por meio de uma bomba, para a terceira lagoa de contenção, que não tem contaminação, apenas apresenta poluição – e já está ligada à rede de água da chuva. “Com esse trabalho evitaremos que nenhum litro de água contaminado ou poluído entre na lagoa principal”, ressaltou.