A Câmara de Vereadores de Três Lagoas aprovou na sessão desta terça-feira (3) projeto de lei que autoriza o Poder Executivo doar uma área de 320 mil metros quadrados para a instalação de uma fábrica de cerveja no município. O investimento previsto para a instalação da cervejaria é R$ 300 milhões e geração de mais de 300 empregos.
A fábrica será uma filial da cervejaria Cidade Imperial Petrópolis, do Estado do Rio de Janeiro, que pretende fabricar 10 milhões de litros por ano de cervejas e chopes. O volume a ser fabricado em Três Lagoas, somado com o produzido na matriz, alcançará a 2% do mercado nacional da bebida. A cervejaria tem previsão de iniciar a produção na cidade em julho de 2020.
A área aprovada fica às margens da rodovia BR-158, na saída de Três Lagoas para Brasilândia, onde funcionou até 2011 um alojamento de trabalhadores, desativado depois da inauguração da primeira unidade da empresa de celulose Fibria.
O projeto segue agora para sanção do prefeito Ângelo Guerreiro (PSDB).
Esse foi o prazo limite que o empresário deu para Executivo e Legislativo confirmarem a doação. A instalação da cervejaria em Três Lagoas foi anunciada no final de 2016 e a doação é discutida desde o ano passado. Inicialmente, a filial seria instalada em uma área no Cinturão Verde, mas devido a uma ação judicial em relação a famílias que moram no local, a prefeitura mudou a oferta que foi aceita pela empresa.
Em maio, a Câmara autorizou a transformação da área em macrozona industrial, alterando a função social do terreno, definida na doação pela fábricante de celulose.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Aparecido de Moraes, a empresa poderá dar início às obras após obter licenças ambientais.