A empresa Cargill Agrícola aguarda o recebimento das licenças ambientais para dar início ao projeto de expansão da fábrica de Três Lagoas. Há um ano, a Cargill entrou com a solicitação de licença para ampliação da unidade. Em agosto de 2014, foi realizada audiência pública para apresentar à comunidade de Três Lagoas o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA) dos projetos de expansão da fábrica.
Ao Jornal do Povo, a Cargill informou que aguarda a Licença Prévia Ambiental para dar início ao pedido da Licença de Instalação e, consequentemente, iniciar a construção da obra.A expansão da fábrica em Três Lagoas prevê investimentos de R$ 240 milhões em quatro projetos integrados, os quais aumentarão a capacidade de processamento de grãos, construção de refinaria de glicerina e ampliação dos modais ferroviário e hidroviário.
Durante as obras de expansão da fábrica, 500 trabalhadores serão contratados. E, quando entrar em operação,contratará mais 25 funcionários. A previsão do período de obras, segundo a Cargill, é de dois anos. A expansão proporcionará o aumento da capacidade de processamento de soja de 2.100 toneladas/ dia para 3.200 toneladas/dia.
A Cargill vai aumentar ainda, a produção de farelo e óleo para a produção do biodiesel. Atualmente, a fábrica está operando com 80% de sua capacidade total. Na fabricação de biodiesel a empresa informa que é obtida também a glicerina, ingrediente usado em aplicações industriais. A construção da refinaria, garantirá a produção de glicerina com 99% de pureza, cujas aplicações são utilizadas pelas indústrias de cosméticos, alimentos e bebidas.
Mesmo diante do atual cenário econômico, a Cargill afirmou que pretende ampliar a fábrica em Três Lagoas. O compromisso da Cargill com o Brasil, e com o município de Três Lagoas, segundo a empresa, é duradouro e de longo prazo, apesar do cenário econômico desafiador. “Este ano a Cargill comemora 50 anos no Brasil, isso mostra o quanto a empresa acredita no país e investe em seus negócios no Brasil. Por isso, gostaríamos muito de brindar esse marco iniciando a expansão de nossa fábrica no município”, destacou a empresa.
De acordo com a Cargill, a produção em Três Lagoas se mantém estável. A fábrica, que conta com cerca de 300 funcionários, faz processamento de soja, produção de óleo vegetal degomado, fabricação de farelo de soja e produção de biodiesel. “Temos feito um grande esforço para trazer liquidez aos produtores de soja sul-mato-grossenses, conectando o campo com nossos clientes e consumidores em um cenário econômico desafiador”, salientou a empresa.