Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Cargill recebe licença ambiental para ampliar

Empresa confirmou que vai investir R$ 240 milhões em quatro projetos integrados

Cargill vai aumentar a produção de farelo, bem como de óleo usado na produção de biodiesel - Arquivo
Cargill vai aumentar a produção de farelo, bem como de óleo usado na produção de biodiesel - Arquivo

Conforme antecipado pelo Jornal do Povo, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) entregou nesta quarta-feira para representantes da Cargill a Licença Ambiental de Instalação, que autoriza as obras de construção civil para a expansão da fábrica em Três Lagoas. O documento foi entregue após a apresentação de um estudo de impacto ambiental que continha os projetos de expansão da fábrica.

A Cargill, no entanto, disse que ainda não tem uma previsão para quando as obras de expansão da fábrica serão iniciadas. A empresa informou que o início das obras depende , agora, de entrar em contato com fornecedores, entre outros levantamentos, para definir a data para iniciar as obras, que serão executados no período de dois anos.

A empresa confirmou que vai investir R$ 240 milhões em quatro projetos integrados: aumento na capacidade de processamento de grãos, construção de refinaria de glicerina, ampliação dos modais ferroviário e hidroviário. Durante as obras de expansão da fábrica, 500 trabalhadores serão contratados. E, quando entrar em operação, contratará mais 25 funcionários. A expansão proporcionará o aumento da capacidade de processamento de soja de 2.100 toneladas/ dia para 3.200 toneladas/dia.

De acordo com a Cargill, haverá o aumento da produção de farelo, bem como de óleo para a produção de biodiesel. Atualmente, a Cargill opera com cerca de 80% de sua capacidade total. Com a construção dessa refinaria, haverá a garantia de produção de glicerina com 99% de pureza, que serão utilizadas nas indústrias de cosméticos, alimentos e bebidas, segundo a empresa. Atualmente, a Cargill conta com 300 funcionários que trabalham nos processamentos de soja, produção de óleo vegetal degomado, farelo de soja e biodiesel.