Começou, nesta segunda-feira (1º), o Censo Demográfico 2022, em Três Lagoas. De acordo com o órgão responsável pelo levantamento, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa é visitar, aproximadamente, 70 mil residências do município até 31 de outubro.
Até o dia 31 de outubro, a coleta de dados vai abranger cerca de 900 mil domicílios em Mato Grosso do Sul e mais de 75 milhões de residências em todo o Brasil.
De acordo com coordenador de área do órgão em Três Lagoas, o trabalho teve início nesta segunda, porém com déficit de recenseadores. Dos 110 necessários para realizar a pesquisa, apenas 70 foram efetivados. Por alguns percalços da contratação e do treinamento e acabam não aceitando a contratação. Por esse motivo, o instituto ampliou o cadastro até o próximo dia 3 de agosto para conseguir suprir essa demanda em Três Lagoas e em outros municípios do país”, explicou.
Ele explicou ainda que o profissional, durante o trabalho, estará com o coletor do IBGE e crachá com seu nome e foto. Além disso, no crachá tem um Qr Code, que o entrevistado pode verificar a segurança pelo celular”, orientou.
Com o objetivo de levantar dados amplos e confiáveis sobre diversos aspectos da vida dos brasileiros, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realiza, a cada 10 anos, o censo demográfico.
Informações
A previsão é de realizar entrevistas em 89 milhões de endereços, nos 5.568 municípios brasileiros, além do Distrito Federal e do Distrito Estadual de Fernando de Noronha.
O orçamento do Censo 2022 tem valor confirmado de R$ 2,3 bilhões, dos quais 80% destinam-se à contratação temporária de profissionais: 211 mil pessoas, sendo 183.021 recenseadores, 18.420 supervisores e 10 mil agentes censitários.
De acordo com o IBGE, os resultados do levantamento revelam as tendências e os parâmetros sobre nascimentos, mortes e migração, indispensáveis para a elaboração de projeções, estimativas populacionais e políticas públicas específicas.
O censo é, também, a única fonte de referência nacional para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios, com detalhamento por divisões administrativas de cada prefeitura e, ainda, por áreas urbanas e rurais.