Veículos de Comunicação

Oportunidade

Chuva quase estraga desfile das escolas de samba de Três Lagoas

Desfile teve início três horas após horário marcado por organizadores

Desfile das escolas de samba teve início por volta das 23h deste domingo, 15 - Elias Dias/JP
Desfile das escolas de samba teve início por volta das 23h deste domingo, 15 - Elias Dias/JP

Os foliões três-lagoenses tiveram que esperar mais de três horas para ver o início do desfile das escolas de samba da cidade. Comissão organizadora e escolas ficaram horas reunidas para definir se iriam, ou não, desfilar com chuva. Marcado para começar às 19h, deste domingo, 15, o tradicional evento teve início por volta das 23h.

Apesar do atraso e do tempo chuvoso, cerca de 3 mil pessoas acompanharam o desfile.

Os amigos Yone Melo, Evander Silva e Carla Rimoli aguardaram em casa o tempo melhorar um pouco, e correram para a avenida Rosário Congro, para assistir pelo terceiro ano consecutivo as escolas de samba de Três Lagoas atravessarem a avenida. "A chuva não me desanimou, mas teve uma hora que achei que não teria mais festa. Logo que melhorou um pouco o tempo vim correndo para a avenida. Valeu a pena", disse a esteticista canina, Carla.

Este ano o tema das escolas foram o Centenário de Três Lagoas. As agremiações falaram de uma forma irreverente a história de fundação e de o amor pela cidade.

DESFILE

Estação Primeira de Três Lagoas

Primeira a entrar na avenida, a atual campeã do carnaval, a Estação Primeira de Três Lagoas. Mostrou para os foliões a história da cidade por meio do desenvolvimento da indústria, miscigenação e o amor por Três Lagoas. Cantado o samba enredo "Três Lagoas da Cidade das Águas a Rainha da Celulose, 100 anos de amor".

Aproximadamente 400 componentes divididos em 11 alas, cinco carros alegóricos e quatro tripés, juntamente com 80 componentes da bateria, entraram na avenida este ano. 

Acadêmicos Unidos de Três Lagoas

No início da madrugada, a segunda escola a desfilar foi a Acadêmicos Unidos de Três Lagoas, homenageando a cidade, o bairro Formigueiro e saudosos moradores ilustres que contribuíram no desenvolvimento do munnicípio. Com o samba enredo "Do Formigueiro à Santa Protetora dos Olhos. Bairro Santa Luzia: nos trilho da saudades", a agremiação levantou o público.  

Este ano a escola entrou com 270 componentes, distribuídos em três carros alegóricos e um tripé, tendo como símbolo a Arara Azul.  

X-15

Encerrando o desfile de 2015 a X-15 da Vila Piloto, além de contar um pouco da história da cidade, expressou o amor de ser três-lagoense e as pessoas que adotaram o município em seu coração.

Entraram na avenida aproximadamente 200 integrantes, divididos em cinco alas e dois carros alegóricos. Embalados pelo samba "Amor que não se mede – Três Lagoas".

A assessora especial de Cultura, Vickie Vituri, explicou o porque do atraso, "Nos reunimos para definir se seria viável ou não promover o carnaval, e optamos por sim. Primeiro porque a semana toda está marcando chuvas. Cogitamos a possibilidade de fazer o desfile amanhã, mas toda a estrutura foi contratada para hoje [domingo], também tem a feira que acontece no mesmo local do desfile. Com a mudança teria que ter novamente todo processo licitatório. Mas tudo deu certo e proporcionamos um belo desfile a todos os presentes", destacou a assessora.

Para a realização do desfile foram investidos cerca de R$ 80 mil em infraestrutura. As escolas receberam uma verba de R$ 30 mil cada. A apuração do desfile para definir a escola campeã de 2015 será nesta terça-feira, 17, às 10h, no espaço Arena Mix, com entrada franca.

* Matéria editada às 23h20 desta segunda-feira (16) para incluir novas fotos na galeria de imagens