Três Lagoas recebeu, nesta semana, uma comitiva de empresários paranaenses. O grupo, composto por micro e pequenos empresários das cidades de Telêmaco Borba e Ortigueira, foi recepcionado pelo Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) de Três Lagoas, com o apoio da Associação Comercial e Industrial da cidade (ACI).
De acordo com Ana Flávia Arrais, analista técnica do Sebrae e gestora do Projeto de Desenvolvimento Territorial Costa Leste, a visita contou com a participação de 13 empresários paranaenses e teve como objetivo discutir os impactos positivos da instalação das indústrias de celulose e papel no município.
“Esses empresários vão receber uma indústria do segmento da celulose na região deles e vieram ver em Três Lagoas como foi esse processo, o que precisou ser mudado, quais paradigmas tiveram que ser quebrados e projetos implantados para se adequar a esse novo momento e garantir bons negócios”, destacou a analista.
A visita teve início na quarta-feira e contou com visitas às unidades fabris da Eldorado Brasil e da Metalfrio. À tarde, o grupo se reuniu na sede da Aci para ouvir depoimentos de empresários de sucesso de Três Lagoas, assim como algumas lideranças envolvidas nesse processo. Entre elas, o presidente da Aci, Atílio D’Agosto; a gerente do Sebrae Costa Leste, Josi Signori, e o diretor de indústria e comércio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Três Lagoas, Diógenes Marques. A comitiva também visitou as instalações do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
“Eles [empresários do Paraná] vieram em busca de boas práticas de empresários e lideranças do território Costa Leste, uma vez que estão passando por este processo de desenvolvimento e querem estar preparados para as transformações que a industrialização proporciona”, destacou Ana Flávia.
Para a analista do Sebrae, esse compartilhamento de informações “é de suma importância tanto para eles, quanto para nós, que buscamos constantemente aprendizado”.