Veículos de Comunicação

Projetos

Cidades da Costa Leste concorrem ao prêmio 'prefeito empreendedor'

Municípios elaboraram ações para melhorias e expansão do agronegócio, como facilidades no processo de aberturas de novas empresas

Cidade de Cassilândia está entre as finalistas e concorre na categoria 'Pequenos negócios no campo' - Divulgação/Assessoria
Cidade de Cassilândia está entre as finalistas e concorre na categoria 'Pequenos negócios no campo' - Divulgação/Assessoria

Três municípios da Costa Leste concorrem ao prêmio “prefeito empreendedor” após projetos inscritos e selecionados pelo Sebrae de Mato Grosso do Sul. Aparecida do Taboado, Cassilândia e Chapadão do Sul elaboraram ações para melhorias e expansão do agronegócio, como facilidades no processo de aberturas de novas empresas na região. A escolha do melhor projeto será na quinta-feira (31), durante solenidade, em Campo Grande.

Das 79 cidades do estado, 23 são finalistas da 9ª Edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, nas categorias “Melhor Projeto”; “Implementação e Institucionalização da Lei Geral”; “Compras Governamentais de Pequenos Negócios”; “Desburocratização e Formalização”; “Pequenos Negócios no Campo” e “Inovação e Sustentabilidade”.

Com 24,4 mil habitantes, Aparecida do Taboado, por exemplo, foi finalista com o projeto “Taboado Legal”, que consiste em simplificar o processo de abertura e viabilizar a operação das micro e pequenas empresas na cidade. O prefeito Robinho Samara (PR) concorre ao prêmio na categoria “Desburocratização e Formalização”.

O município de Cassilândia elaborou um projeto que busca aumentar a renda dos produtores rurais e viabilizar mecanismos de produtividade no campo. A região possui 21,6 mil habitantes e o prefeito Marcelino Pelarin (PR) disputa o prêmio com o projeto “Poder público como base de apoio  ao aumento de produção e renda do homem no campo”, pela categoria “Pequenos negócios no campo”.

Já Chapadão do Sul é finalista em duas categorias, com os projetos “Construindo FelizCidade”, na categoria “Lei Geral Implementada” e “Cidade Empreendedora” na categoria “Melhor Projeto”. De acordo com o prefeito Luiz Felipe Barreto (PT do B), o objetivo do primeiro projeto é a capacitação para o empreendedorismo, desburocratização, promoção do desenvolvimento rural, formalização de pequenos negócios, por exemplo.

O segundo, é voltado ao desenvolvimento econômico de pequenos negócios locais de qualquer natureza, com ações estruturadas e sistêmicas. O município conta com 22,6 mil habitantes, conforme o IBGE.

O Sebrae destaca que os ganhadores participam ainda neste ano da etapa nacional. Quem vencer a concorrência em Brasília com outros estados da federação integrará missão técnica internacional para conhecer realidades de administrações inovadoras, criativas e eficazes de apoio do poder público aos pequenos negócios. A ideia é que essas experiências sirvam de modelo para que sejam replicadas nos respectivos municípios.

No último biênio do Prêmio (2013-2014), os prefeitos de Maracaju, Maurilio Azambuja (melhor projeto do Centro-Oeste), e de Itaquiraí, Ricardo Favaro Neto (Categoria Pequenos Negócios no Campo), conheceram projetos nos Emirados Árabes, Austrália e Nova Zelândia.

Atores do Desenvolvimento

Na quinta também será entregue o prêmio “Atores do Desenvolvimento”, idealizado para incentivar os municípios a dar atenção especial à Lei Geral da micro e pequena empresa. Concorrem à premiação cidades de Aparecida do Taboado, Corumbá, Dourados, Ivinhema, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina e Sonora.