Veículos de Comunicação

Oportunidade

Cine Três Lagoas fecha as portas e população perde seu único cinema

Cine Três Lagoas fechou as portas na terça e estrutura já está sendo desmontada

Estrutura do cinema estava sendo desmontada e será levada para Rio Preto - Claudio Pereira
Estrutura do cinema estava sendo desmontada e será levada para Rio Preto - Claudio Pereira

Depois de mais de dez anos levando a sétima arte à população, o único cinema da cidade, o Cine Três Lagoas, fechou as portas. A última sessão foi exibida na noite de terça-feira, dia 20. Na quarta-feira, uma equipe contratada pelo grupo proprietário do cinema chegou ao local para dar início ao processo de desmontagem da estrutura, que se estendeu até a tarde de hoje.

Parte da estrutura, segundo informou um dos profissionais, será levada para a sede da empresa, que fica em cidade de São José do Rio Preto (SP). Já o projetor irá atender a outro cinema do grupo.

De acordo com a gerente do Cine Três Lagoas, Vera Damião, o encerramento das atividades do cinema foi comunicado por parte da empresa na sexta-feira passada. Fatores como falta de incentivo à cultura por parte do município e crise econômica foram citados por Vera como alguns dos motivos para a decisão. “Aqui tem muita burocracia, muito mais do que comparado com o Estado de São Paulo. E não tem incentivo à cultura. Daí, você alia isso ao fato de o cinema não ter o público para o qual foi projetado. O grupo optou por manter apenas as salas no Estado de São Paulo”. Além de Três Lagoas, única cidade de Mato Grosso do Sul, a empresa Cinemas Uniplex atua em outros oito municípios do interior paulista.

Entretanto, a crise econômica nacional também impactou na sala de cinema. Vera explicou que, em comparação ao ano passado, o índice de frequentadores caiu em cerca de 50%. “Até que o ano passado, não foi tão ruim. Foi possível cobrir os custos do cinema. Mas esse ano caiu bastante, pela metade eu diria. Essa crise impactou muito o cinema, e não foi só em Três Lagoas”.

A gerente não pôde informar a média de frequentadores, uma vez que esse índice varia de acordo com o filme em cartaz. “Já tivemos casos de sala cheia, raros, mas tivemos”. Na última sessão do cinema, foram registrados 15 frequentadores. A capacidade da sala é para 180 pessoas, ao todo.

O Cine Três Lagoas empregava cinco funcionários. Vera Damião ocupava o cargo de gerente há três anos. “A sessão de terça-feira foi muito difícil. Foi como se estivéssemos perdendo alguma coisa, algo importante”, finalizou. Na página do Cine Três Lagoas na rede social Facebook, ainda está anúncio da chegada do longa nacional "Vai que Cola", de César Rodrigues com Paulo Gustavo, Marcus Majella.