Inicia na noite desta quinta-feira, 20, o II Seminário da Consciência Negra em Paranaíba. O evento terá mesa redonda, atividades culturais e feijoada e é realizado pelo Congresso Nacional Afro-Brasileiro (CNAB) em parceria coma Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), além do Coletivo Diversas e Coletivo Negro Theresa Africana.
Na mesa redonda será debatido sobre a cultura negra de Paranaíba, segundo Olinézia Moreira da Silva, representante do CNAB em Paranaíba, explicou que a história de Paranaíba gira em torno de duas famílias, mas junto com ele vieram os negros, que conforme ela, construíram a cidade.
Participam da mesa redonda, Olinézia, José Antônio, representante das religiões de matriz africana, Juliano, mestre de capoeira. Também está previsto um sarau com apresentações de capoeira, música, danças afro, poesia, entre outras.
Para encerrar, será feita uma feijoada que, segundo Olinézia, é um prato trazida pelos negros e aprimorado no Brasil. A confraternização será na Chácara da Ordem dos Advogados do Brasil e tem o custo de R$ 10. “Estamos cobrando o ingresso apenas para comprar os ingredientes. É um preço simbólico”, disse.
Olinézia ainda falou que como a cidade não tem muitas atividades culturais, ela espera que a população participe e interaja.