Após 11 anos do início das obras, na manhã desta segunda-feira (29) será inaugurado o Bioparque do Pantanal, substituindo o até então Aquário do Pantanal. Maior aquário de água doce, o complexo tem 19 mil m² de área construída, que será dedicado ao turismo, educação e pesquisa. O calendário de visitações será apresentado durante a inauguração.
Lançado em 2011 como Centro de Pesquisa e de Reabilitação da Ictiofauna Pantaneira, pelo então governador André Puccinelli (MDB), a obra já foi logo intitulada de Aquário do Pantanal, nome que caiu fácil da boca da população. Tido como elefante branco há mais de uma década, hoje como Bioparque, a obra será inaugurada por Reinaldo Azambuja (PSDB).
Com custo final de R$ 230 milhões, o Bioparque abriga 60 mil peixes em 5,2 milhões de litros de água dentro das dependências do Parque das Nações Indígenas. No total, serão entregues 33 tanques, sendo 23 internos e oito externos, além de um tanque de abastecimento e outro de descarte de efluentes. O complexo conta ainda com museu interativo, biblioteca, auditório com capacidade para 250 pessoas, sala de exposição e laboratórios de pesquisa para estudantes, cientistas e pesquisadores.
Conforme adiantado, os primeiros 30 dias após a inauguração serão de treinamento, com agendas internas e institucionais. A visitação aberta ao público em geral terá início no dia 1º de maio.