O mercado brasileiro viu um aumento exagerado nos preços dos ovos de Páscoa, o que afetou o poder de compra. Em 2016, as vendas caíram 5,8% em comparação ao ano anterior. Em 2017, as empresas entenderam que era necessário adaptar os preços, registrando aumento de 2,2% nas vendas. Em 2018, o crescimento foi de 3,2% e estima-se que ultrapasse os 3% em 2019.
Neste ano, a melhora da economia e a data da comemoração são fatores que impulsionaram a venda dos ovos. Em Paranaíba alguns comerciantes escolheram comprar menos ovos de chocolate, principalmente por conta dos anos anteriores, onde foi registrada alta de 10%, conforme a gerente de um supermercado, Leninha Souza.
“Este ano conseguimos zerar nosso estoque por que compramos bem menos que nos anteriores. A procura não foi diferente de anos anteriores”, disse.
Fernando Doreto, gerente de um outro supermercado também conta que este ano foi adquirida uma quantidade um pouco menos que nos passado, porém suficiente para atender a demanda.
“Tem sido uma tendência a diminuição na aquisição de ovos de Páscoa, principalmente os ovos com brinquedos. Vendemos bem ovos de chocolates convencionais, como chocolate ao leite, chocolate branco, e que são básicos”, observou.
Outros itens que tiveram bastante saída no último final de semana foram barras de chocolate e caixas de bombons.
O gerente destaca que desde a última semana a rede em que ele trabalha tem feito rebaixas no preço dos ovos, como leve dois e pague um. “Com a ajuda do fornecedor o supermercado consegue fazer estas rebaixas”, finalizou.