Os trabalhadores do comércio de Três Lagoas terão aumento salarial de 7% a partir deste mês. O aumento é resultado da convenção coletiva de trabalho, acordada entre os sindicatos do Comércio Varejista, representado pelo presidente Sueide Silva Torres, e pelo dos Trabalhadores no Comércio, presidido por Eurides Silveira de Freitas.
De acordo com Eurides, o reajuste salarial dos trabalhadores no comércio três-lagoense acompanhou a média estadual e nacional. “Para quem ganha o piso, o aumento foi um pouco acima do piso, cerca de 8,89%. Mas é o temos conseguidos todos os anos”, completou.
No acordo coletivo, ficou acertado que o piso salarial da classe passou de R$ 780 para R$ 850. “O reajuste de 7% é para comerciários que ganham acima do piso”, destacou.
Além disso, ficou acertado que a primeira parcela do 13º salário deverá ser paga em 28 de novembro e a segunda até o dia 19 de dezembro.
Atualmente, o comércio de Três Lagoas emprega cerca de dois mil trabalhadores. Neste ano, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o setor foi responsável pela geração de 113 postos de trabalho no comércio.
HORÁRIO FIM DE ANO
A convenção entre os dois sindicatos também serviu para que fosse definido o horário de funcionamento do comércio neste fim de ano. De acordo com a programação estabelecida, na primeira semana de dezembro, do dia 1º ao dia 5, o comércio permanecerá aberto das 8h às 18h, e das 8 às 14h no sábado. Já na segunda semana, de 8 a 12, o horário se estende das 8h às 20h. No segundo sábado do mês, o horário de atendimento será das 8h às 18h.
Já na terceira semana, entre 15 e 19 de dezembro, o comércio permanecerá com as portas abertas das 8h às 22h. E, no fim de semana, irá funcionar tanto no sábado, das 8h Às 18h, e no domingo, das 9h às 16h. O horário de funcionamento será mantido até às 22h na segunda e na terça-feira. Na quarta-feira, véspera de Natal, as lojas ficarão abertas das 8h às 17h.
O funcionamento do comércio será retomado no dia 26, sexta-feira, das 12h às 18h. No sábado, será horário normal, das 8h às 14. No dia 30, as lojas permanecerão abertas até às 18h. Já no dia 31, véspera de Ano Novo, até às 17h.