Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Comércio define horário especial de funcionamento para o fim de ano

Lojas passarão a ficar abertas no período noturno a partir do dia 7 de dezembro

Sueide Torres e Eurides de Freitas assinaram o ato com horário especial  - Renata Prandini
Sueide Torres e Eurides de Freitas assinaram o ato com horário especial - Renata Prandini

Os Sindicatos do Comércio Varejista e dos Empregados no Comércio de Três Lagoas definiram, na tarde desta quinta-feira, dia 18, o horário especial de funcionamento do comércio de Três Lagoas para as festas de fim de ano.

De acordo com o Sueide Silva Torres, presidente do Sindivarejo, o comércio local passará a funcionar em horário noturno a partir do dia 7 de dezembro. Os horários, explicou, seguem o mesmo padrão do realizado no ano passado. A única exceção serão os sábados após o Natal e o Ano Novo. “Neste ano, tivemos uma mudança devido ao dia da semana que cairão os feriados. Como o Natal e o Ano Novo serão em sextas-feiras, optamos por não abrir as lojas aos sábados. A medida deve-se ao fato que, tradicionalmente, o comércio abre após o meio dia, nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro. Como neste ano, será um sábado, quando o comércio funciona até o meio dia, não vimos necessidade”, destacou.

Para o presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio, Eurides Silveira de Freitas, essa será uma forma de o trabalhador poder descansar após o período de festas. “Esse cronograma foi acertado em comum acordo entre a categoria dos empresário e a dos trabalhadores, visando garantir todas os direitos trabalhistas”, destacou.

Segundo o cronograma, o comércio passará a funcionar à noite a partir do dia 7 de dezembro. No segundo sábado do próximo mês, o horário se estenderá das 14h às 18h e, a partir do dia 14 de dezembro, o comércio permanecerá aberto até às 22h. No dia 20, o comércio abre as portas das 9h às 16h, e na quinta-feira, véspera de Natal, funcionará até às 17.

Após o Natal, as lojas retomarão o atendimento na segunda-feira, dia 28, quando o comércio volta a funcionar até às 18h. Nos sábados de 26 e 2 de janeiro, o comércio não ficará aberto. Sueide reforça que o horário especial de funcionamento do comércio não engloba outros setores como supermercados, que tem um cronograma próprio de funcionamento. 

A expectativa, segundo pesquisa da Fecomércio, é que a data movimente R$ 6,7 milhões em Três Lagoas.

PREFEITURA

O cronograma de funcionamento do comércio local era para ter sido definido na semana passada. Entretanto, houve um atraso de uma semana em decorrência da espera por um posicionamento da Prefeitura de Três Lagoas quanto à tradicional decoração natalina. “A nossa ideia era conciliar o horário de funcionamento do comércio com o da iluminação natalina. Encaminhamos um ofício para a prefeitura solicitando uma reunião com a prefeita para discutir o assunto. Mas, como não obtivemos retorno, optamos por definir o nosso cronograma. Uma vez que precisamos dar um posicionamento para os empresários, os trabalhadores no comércio e à população”.

Segundo Eurides, uma reunião será solicitada para a Polícia Militar para definir o esquema de segurança durante o funcionamento do comércio no horário noturno.

HORÁRIO ESPECIAL DO COMÉRCIO:

Dezembro:

De 7 a 11 (segunda a sexta): das 8h às 20h

Dia 12 (sábado): das 8h às 18h

De 14 a 18 (segunda a sexta): das 8h às 22h

Dia 19 (sábado): das 8h às 18h

Dia 20 (domingo): das 9h às 16h

De 21 a 23 (segunda a quarta): das 8h às 22h

Dia 24 (véspera de Natal): das 8h às 17h

Dia 26 (sábado): fechado

Dia 28 a 31 (segunda a quinta): das 8h às 18h

Dia 2 de janeiro (sábado): fechado