Mato Grosso do Sul é um dos estados brasileiros que os técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) inspecionarão os estoques governamentais de grãos. O trabalho será realizado até o dia 17 deste mês.
Dentre os quesitos a serem analisados estão: condições de armazenagem, conservação e quantidade de grãos.
A intenção é analisar as condições de 285,5 mil toneladas de grãos como milho, trigo, café, feijão e arroz. Os produtos foram adquiridos pela Conab por meio dos programas Aquisição do Governo Federal (AGF) e Contrato de Opção.
Ao todo serão 14 estados inspecionados por 32 técnicos da Conab. Os trabalhos acontecerão em mais de 120 unidades armazenadoras credenciadas e da própria Companhia.
De acordo com a Conab, esta é a terceira etapa de fiscalização realizada em 2015. As duas anteriores ocorreram nos estados do Centro-Sul, além de Bahia, Sergipe e Tocantins, com a inspeção de mais de 2 milhões de toneladas de produtos.
Estão programadas, até o fim do ano, outras sete inspeções. Nos casos de ocorrência de desvio, a Companhia comunica ao Ministério Público e à Polícia Federal. Confirmada a irregularidade, o armazém é descredenciado e fica impossibilitado de operar com a Companhia por dois anos, tendo ainda que restituir o estoque inicial em dinheiro ou em produto.