A Secretaria Municipal de Administração de Três Lagoas conclui levantamento para a elaboração do edital do concurso público que, segundo o secretário da pasta, Gilmar Tabone, deve ser publicado ainda neste ano. A previsão é de que as provas sejam realizadas ainda neste ano.
A prefeitura ainda não divulgou o total de vagas que serão abertas para esse concurso público. Atualmente, o município tem cerca de 5 mil servidores. Desses, cerca de mil são comissionados.
Segundo a Secretaria de Administração, a maior carência hoje é na área da educação, setor que deve ter maior número de vagas abertas.
A prefeitura ainda não publicou a relação dos integrantes da comissão que irá organizar o concurso público. Representantes dos sindicatos que representam os servidores da educação e do administrativo foram convidados para participar da comissão.
Para a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinted), Maria Diogo, é fundamental a realização do concurso público em Três Lagoas, tendo em vista que o último foi em 2014, portanto há quase 7 anos atrás. “Concurso público deve ser regra, pois está previsto na Constituição Federal de 88. Ademais, a educação não pode trabalhar com rotatividade de educadores e excesso de contratos temporários. Por isso, nossa defesa intransigente por concurso público para a possível efetivação de servidores contratados ou convocados pensando sempre na qualidade da educação”, disse maria Diogo.
O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SSPM), Antônio Carlos Modesto, também defende a realização de concurso público para o ingresso dos funcionários no serviço público. “Estamos ameaçados pela PEC 32, mas aqui estamos na contra mão dessa proposta. O concurso é importante para a carreira do servidor”, destacou.