Veículos de Comunicação

Reavaliação

Conselho da Petrobras aprova retomada das obras da UFN 3

Petrobras anunciou nesta sexta-feira (25) que retomada de obra está em processo de contratação

Petrobras anunciou nesta sexta-feira (25) que retomada de obra está em processo de contratação
Petrobras anunciou nesta sexta-feira (25) que retomada de obra está em processo de contratação | Arquivo/Jpnews

A Petrobras anunciou que o seu conselho de administração aprovou a retomada das obras da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN-3) em Três Lagoas (MS), com um investimento estimado de R$ 3,5 bilhões. As obras, paralisadas desde 2015, têm previsão de conclusão para que a unidade entre em operação em 2028.

Segundo a Petrobras, a decisão foi baseada em uma “criteriosa reavaliação”, e a viabilidade econômica do projeto foi confirmada. A UFN-3 será integrada ao Plano Estratégico atual da empresa, com processos de contratação já em andamento para retomar as obras.

A UFN-3, localizada estrategicamente próxima aos principais mercados consumidores, tem capacidade para produzir anualmente 1,2 milhão de toneladas de ureia e 70 mil toneladas de amônia. A unidade atenderá os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná e São Paulo, regiões com demanda crescente por fertilizantes.

Essa decisão de retomada reflete um movimento da Petrobras de voltar a investir em áreas além do setor de petróleo, atendendo a uma demanda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O anúncio da retomada ocorre às vésperas da divulgação do plano estratégico da Petrobras para o período de 2025 a 2029, prevista para o próximo mês.