O mês de maio começou com uma notícia na boa para mais de 50,5 mil consumidores três-lagoenses que pretendiam economizar na conta de energia elétrica. É que volta a cobrança extra nas contas de luz. Isso porque a bandeira tarifária que será aplicada sai da cor verde para a amarela, com custo de R$ 1 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
É a primeira vez, em 2018, que o consumidor terá que pagar taxa extra na tarifa de energia. Desde o mês de janeiro a bandeira tarifária era a verde, em que não há cobrança adicional para o consumo de kilowatt hora (kWh). De acordo com a Aneel, a alteração ocorre em razão do final do período chuvoso.
Com o início do período seco, cai o volume de chuva sobre os reservatórios das principais usinas hidrelétricas geradoras do país. Com isso, há a necessidade de se fazer uso da energia produzida pelas usinas termelétricas, que têm maior custo de produção.
A mudança atingirá 50.520 consumidores de energia, em Três Lagoas, segundo a Elektro, concessionária responsável pelo fornecimento na região. Atualmente o município conta com 43.892 mil consumidores residenciais, 3.810 comercial, 425 no setor industrial e 2,3 mil em outros tipos de imóveis.