O consumo residencial de energia elétrica nas 228 cidades atendidas pela Elektro, nos estados de São Paulo e no Mato Grosso do Sul, apresentou o aumento de10% em janeiro, na comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo informou a concessionária.
Segundo a empresa, as altas temperaturas são apontadas como uma das principais causas, já que os termômetros ultrapassaram os 35ºC ao longo do mês, em alguns municípios. O uso excessivo de aparelhos como o ar-condicionado, é apontado pela concessionária, como uma das principais causas no aumento do valor da conta de energia.
De acordo com a Elektro, dependendo do volume de energia consumido pelo cliente, a alíquota do imposto ICMS, que é definida de acordo com leis estaduais, pode sofrer alteração, o que implica em variação da conta de energia.
O engenheiro de eficiência energética da Elektro, Lucas Rafacho, disse que , simples orientações colaboram com o consumo consciente. Uma delas é evitar o uso de o ar condicionado na temperatura mais baixa. O ideal, segundo ele, é colocar em 23, 24 graus, o que faz com que o ar condicionado acione menos o compressor.