A Comissão Mista Brasil – Paraguai homologou nesta sexta-feira (24), a contratação do consórcio Brasil-Paraguai, vencedor da licitação para construção da ponte entre Porto Murtinho, em Mato Grosso do Sul, e Carmelo Peralta, no Paraguai. A ligação entre os dois países será o principal elo da Rota Bioceânica, via que atravessa Brasil, Paraguai, Argentina e Chile, unindo os oceanos Atlântico e Pacífico.
O contrato, orçado em US$89,5 milhões (equivalente a quase R$480 milhões na cotação atual) deverá ser executado em 1.080 dias após encerramento de todos os processos legais da licitação, conforme destacado pelo secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck. A expectativa é lançar a Pedra Fundamental ainda em 2021.
Dois consórcios compostos por empresas brasileiras e paraguaias disputaram a licitação O consórcio Paraguai-Brasil, composto pelas empresas Tecnoedill Constructora S.A, Cidade Ltda e Paulitec Construções, se propôs construir a ponte pelo custo de US$ 89 milhões, valor 8% menor do que o orçado inicialmente, de US$98 milhões. Já o consórcio Puente Bioceánico, integrado pelas empresas Ocho A AS e a Construtora Queiroz Galvão SA, apresentou a proposta de US$ 93, redução de 5% do valor orçado.
Projeto
Com 680 metros de cumprimento e altura de 22 metros, a ponte da Rota Bioceânica terá em sua estrtutura 380 metros de luz, dua torres com 100 metros de altura, além de viadutos. Duas pistas de rolagem de veículos e caminhões integram a ponte, além de duas passagens nas laterais para pedestres e ciclistas.