Veículos de Comunicação

4

Crise econômica derruba emplacamento de novos veículos em Três Lagoas

Neste primeiro bimestre, o Detran emplacou 244 veículos a menos comparado com 2014

Detran de Três Lagoas emplacou 675 veículos entre janeiro e fevereiro - Arquivo
Detran de Três Lagoas emplacou 675 veículos entre janeiro e fevereiro - Arquivo

A 6ª Agência Regional de Trânsito de Três Lagoas (Ciretran) apresentou uma queda no número de veículos emplacados no primeiro bimestre deste ano, se comparado ao mesmo período do ano passado. Em janeiro e fevereiro de 2014, o Detran havia emplacado 916 veículos em Três Lagoas. No dois primeiro meses deste ano, o número de veículos emplacados foi de 675, ou seja, o Detran emplacou 244 veículos a menos no primeiro bimestre deste ano, comparado ao mesmo período em 2014.

A queda no número de veículos emplacados pode estar relacionada a queda na venda de veículos. Segundo, a Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Anfavea), a venda de veículos em Mato Grosso do Sul no mês de fevereiro deste ano foi 21,27% menor que em janeiro de 2015.

Em comparação a fevereiro do ano passado, a queda é ainda maior, 25,30%. Em fevereiro deste ano, foram vendidos 1.851 veículos no Estado. No mesmo período do ano passado, foram vendidos 2.478. Em janeiro de 2014, 5.231 veículos novos foram comercializados em Mato Grosso do Sul. E, no primeiro mês deste ano, apenas 2.351, ou seja, em um ano, Mato Grosso do Sul deixou de vender 2.880 veículos.

Em Três Lagoas, também foi registrada uma redução na venda de veículos. De acordo com o gerente de vendas de uma concessionária que vende carro de luxo, Celso Luiz Bonazoni Filho, em janeiro deste ano houve uma queda de 31% em relação ao mesmo período do ano passado. Em fevereiro deste ano, a queda foi de 10% em relação ao mesmo mês de 2014.

Segundo o gerente, essa queda na venda de veículos está relacionada ao aumento na taxa de juros, o fim da redução da alíquota do IPI e o cenário econômico que o país apresenta. “A maioria dos veículos é comprado através de financiamento e diante da atual conjuntura do país, a população está com receio em fazer dívidas”, comentou. Para  o gerente Celso, essa redução na venda de veículos, no caso de Três Lagoas, está relacionada também com a paralisação das obras da fábrica de fertilizantes nitrogenados da Petrobras. “Tínhamos muitos clientes da UFN 3, além disso, a construção desta fábrica incentivava a economia na cidade”, comentou.

NOVOS VEÍCULOS

Embora o número de veículos emplacados em Três Lagoas neste primeiro bimestre tenha sido inferior em relação ao mesmo período do ano passado, a frota de veículos em Três Lagoas vem aumentando a cada ano.  Em 2013, por exemplo, 5.321veículos novos foram emplacados no Detran e em 2014, o número saltou para 5.393. Em 2013, o município contabilizava 66.841 veículos , que aumentou em 2014 para 72.021. Atualmente, 72.696 veículos estão emplacados em Três Lagoas.