A empresa China Three Gorges (CTG), que assumiu o controle da hidrelétrica Jupiá no primeiro semestre deste ano, confirmou que irá recolher tributos sobre serviços de produção de energia elétrica à Prefeitura de Três Lagoas. Diretores da empresa chinesa – uma das maiores do mundo – deram a informação nesta terça-feira (22) à prefeita Márcia Moura (PMDB).
No início do mês, Márcia, o diretor municipal de Desenvolvimento, André Milton, e o diretor de Indústria, Cristóvão Henrique, se reuniram com diretores da CTG em São Paulo para tratar da questão, que continha uma disputa com a Prefeitura de Castilho (SP), para onde foram destinados tributos e impostos sobre geração de energia por 30 anos, no período em que a usina ficou sob comando da Cesp (Companhia Energética de São Paulo).
Em publicação feita em seu portal na internet, a prefeitura não esclarece quais tributos serão recolhidos nem faz previsão de receita. O principal tributo recolhido pela prefeitura é o ISS (Imposto sobre Serviços).
A publicação cita apenas que a confirmação do domicílio fiscal da empresa em Três Lagoas deverá elevar a arrecadação de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) no Estado e, consequentemente, o reparte com a prefeitura da cidade.
A CTG não se pronunciou sobre o assunto.