O Sindicato Rural de Três Lagoas, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), realizou na última semana, o curso de Produção Caseira de pães, bolos, biscoitos e salgados. O principal objetivo do curso é produzir artesanalmente produtos de panificação para consumo familiar, seguindo as orientações básicas sobre educação alimentar, nutrição e higiene. No entanto, esta aprendizagem pode proporcionar às famílias uma renda extra na economia.
De acordo com a instrutora Daisy do Rego e Silva, a proposta das aulas é uma promoção social, que proporcione as famílias melhoria na alimentação e no consumo diário de produtos. “Nesse curso nós orientamos os alunos a trabalharem melhor as massas caseiras e orientamos as técnicas a serem usadas. São 16 receitas que eles podem estar comercializando, como uma forma de geração de renda, ou pelo menos, pelo fator de economizar, de não ter que comprar os produtos na padaria”, explica.
Em uma carga horária de 24 horas, os alunos recebem orientações básicas sobre alimentação e nutrição, e aprendem na prática técnicas de produção de pães, bolos, biscoitos e salgados, além de temas transversais e instruções de higiene e limpeza.
Pela primeira vez realizando um curso no sindicato, a publicitária Kátia Mendonça conta que procurou as aulas para fins comerciais. “Há três anos eu tive uma isquemia cerebral e fui obrigada a mudar de profissão. Então hoje eu tenho uma empresa aberta, onde eu faço lanches naturais, lanches com hambúrguer caseiro, e o pessoal me pede várias outras coisas. Estou me aperfeiçoando cada vez mais para produzir coisas novas e com o curso pretendo expandir os conhecimentos e melhorar a empresa”, relata.
Os cursos oferecidos pelo Sindicato Rural são gratuitos a toda a população, e o intuito é levar oportunidade de conhecimento e qualificação a todos que tiverem o interesse, e dessa forma contribuir para o desenvolvimento econômico, social e ambiental da sociedade.