Veículos de Comunicação

Oportunidade

Delegação do Estado está de malas prontas para as Paralimpíadas Escolares Nacionais

A delegação de MS que participará das Paralimpíadas Escolares Etapa Nacional será composta por 72 pessoas entre atletas e staff

O PARAESC reuniu cerca de 150 atletas de 50 escolas de Mato Grosso do Sul - Divulgação
O PARAESC reuniu cerca de 150 atletas de 50 escolas de Mato Grosso do Sul - Divulgação

 Contagem regressiva para as Paralimpíadas Rio 2016. Faltando 363 dias para o evento que reunirá mais de 4.300 atletas de 178 países na cidade maravilhosa (Rio), tem muito atleta dando seus primeiros passos no esporte e sonhando em um dia participar da maior competição paradesportiva do mundo.

Mato Grosso do Sul tem tradição em apoiar e incentivar o Paradesporto Escolar, prova disso é a realização de eventos anuais como o Jores (Jogos Recreativos Especiais), PARAESC (Paralimpíadas Escolares de MS) e participação nas Paralimpíadas Escolares Nacionais. Esses eventos são uma realização do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul por meio da Fundação de Desporto e Lazer (Fundesporte).

“Para que tenhamos atletas de ponta representando nosso país, primeiro é necessário investir na base, no esporte escolar”, afirma o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda.

Em 2015, o PARAESC reuniu cerca de 150 atletas de 50 escolas de Mato Grosso do Sul. A partir destas disputas, foi montada a seleção que representará o Estado em novembro na cidade de Natal (RN) durante a etapa nacional dos jogos.

A delegação de MS que participará das Paralimpíadas Escolares Etapa Nacional será composta por 72 pessoas entre atletas e staff. Mato Grosso do Sul disputará o lugar mais alto do pódium nas modalidades de: bocha, tênis de mesa, atletismo, natação, judô e futebol de sete.

Participando pela quinta vez consecutiva, o atleta Igor Rodrigues dos Santos (16) aluno da Escola Estadual José Maria Hugo Rodrigues (Campo Grande), está animado e com boas expectativas para este ano.

Igor é atleta da Bocha, classe BC3, já tendo trazido para MS um ouro, um bronze e um quarto lugar. O jovem atleta treina 3 vezes na semana e acredita que dedicação e experiência poderão ser fundamentais nas disputas deste ano.

“A cada ano surgem novos atletas, novos campeões. Eventos como este são muito mais do que meras competições, é uma grande troca de experiências. Como este é o quinto ano que participo, acredito que minha experiência deva contar pontos, estou bastante otimista em trazer bons resultados para meu Estado”, afirma Igor.

As Paralimpíadas Escolares – Etapa Nacional, serão realizadas entre os dias 23 e 28 de novembro em Natal-RN, e o Governo do Estado, por meio da Fundesporte, cederá passagens aéreas além de uniformes para toda a delegação.