Veículos de Comunicação

De Olho

Depois da Eldorado, holandeses miram Fibria

Paper Excellence pode comprar fábrica de celulose da Fibria de Três Lagoas

Paper Excellence pode comprar fábrica de celulose da Fibria de Três Lagoas - Arquivo/JPNEWS
Paper Excellence pode comprar fábrica de celulose da Fibria de Três Lagoas - Arquivo/JPNEWS

Depois de comprar a Eldorado Brasil por R$ 15 bilhões, em setembro do ano passado, agora a Paper Excellence – empresa sediada na Holanda com operação no Canadá- está de olha na fábrica de celulose da Fibria, também em Três Lagoas.

Segundo divulgado nesta segunda-feira (29) na coluna do jornalista Lauro Jardim, do Jornal O Globo, o banco BTG Pactual está com mandato do grupo asiático-holandês Paper Excellence para comprar outra gigante brasileira do setor de celulose — a Fibria, do grupo Votorantim.

Segundo a coluna, seria um negócio da mesma magnitude financeira.   

De acordo com nota encaminhada ao Jornal do Povo na semana retrasada, a Paper Excellence disse que já adquiriu 49,4% das ações da Eldorado, com desembolso de R$ 3,84 bilhões, embora continue como minoritária. A empresa aguarda o momento de concluir a transação para aquisição do controle total do ativo.

A Paper Excellence tem até setembro deste ano para finalizar a compra. As conversas com os bancos asiáticos, segundo a empresa, estão progredindo.  “Atualmente, a Paper Excellence está focada em assumir o ativo por completo e operar a empresa”, diz a nota.

O presidente-adjunto da empresa, Pedro Chang, destacou que a compra da indústria foi uma oportunidade “de ouro” para entrar no Brasil com uma fábrica de 1,7 milhão de toneladas por ano já em operação.

Ainda de acordo com a multinacional, no futuro, a depender das condições do mercado, a empresa decidirá sobre o projeto de expansão da fábrica de Três Lagoas.  “Se as condições de mercado forem positivas, as chances são altas que a empresa irá implementar o projeto Vanguarda 2”, ressalta.

Em nota, divulgada hoje (29), a  Paper Excellence diz que a informação da Coluna de Lauro Jardim não procede, pois está focada em concluir a aquisição da Eldorado.

A Fibria diz não comentar rumores de mercado. (Matéria editada às 16h12 para acréscimo de informações )