Mato Grosso do Sul tem se destacado na produção de peixes, em especial da tilápia. O governo do Estado, inclusive, criou o Propeixe, Programa Estadual de Fortalecimento da Cadeia Produtiva do Peixe, e que tem entre suas metas duplicar o processamento de peixes no Estado.
Atualmente, Mato Grosso do Sul conta com 7 polos de produção de pescado, distribuídos nas regiões Norte, Centro, sudoeste, fronteira, Grande Dourados, Cone Sul, sendo a maioria de pequenos produtores e com a Costa Leste concentrando a grande produção de tilápia.
Em Três Lagoas, depois de 10 anos parado, um entreposto de peixes entrou em funcionamento no final de 2020. A estrutura do frigorifico de peixes, em Jupiá, foi construída para atender os pescadores do bairro. A estrutura ficou por anos fechada, sem funcionar, depois, teve o apoio da Fibria e do instituto Votorantim para a compra dos maquinários e equipamentos.
A unidade chegou a funcionar através da cooperativa de pescadores que foi criada, mas sem avanço. No final de 2020, a cooperativa arrendou a estrutura para um grupo que está tocando o negócio e gerando empregos.
Confira a reportagem abaixo: