Veículos de Comunicação

Obras

Desvio rodoviário começa ganhar forma com demarcação do novo traçado

Obras do contorno rodoviário de Três Lagoas, vão desviar o tráfego de veículos pesados da avenida Ranulpho Marques Leal foram iniciadas

Obras foram iniciadas nas proximidades da Fazenda Rodeio, na BR-262, sentido à BR-158 - Reprodução TVC HD
Obras foram iniciadas nas proximidades da Fazenda Rodeio, na BR-262, sentido à BR-158 - Reprodução TVC HD

As obras do contorno rodoviário de Três Lagoas, que vão desviar o tráfego de veículos pesados da avenida Ranulpho Marques Leal, trecho urbano da BR-262, foram iniciadas com a construção de viadutos e com a abertura e terraplanagem do novo traçado rodoviário, iniciado, nas proximidades da Fazenda Rodeio, às margens da BR-262. Desse ponto, o trecho rodoviário, seguirá em direção à BR-158, nas proximidades da MS-320. Quem pegar esse trajeto, terá opção de seguir sentido Selvíria, ou para o Estado de São Paulo, passando pelo perímetro urbano de Três Lagoas através do anel viário Samir Thomé. 

O motorista que quiser também terá a opção de continuar pela BR-262, passando por Três Lagoas, e seguir sentido Brasilândia ou São Paulo. Nesse caso, se o condutor o quiser poderá passar pela avenida Ranulplho Marques Leal, que corta o perímetro urbano da cidade, ou poderá seguir pelo contorno rodoviário.

O objetivo do contorno é evitar que caminhões e carretas passem por dentro da cidade, resolvendo o conflito viário que existe na Ranulpho Marques Leal, que tem intenso movimento de veículos leves, motocicletas, bicicletas e pedestres.

Para a construção do novo traçado rodoviário de Três Lagoas, o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit), terá que fazer a desapropriação de áreas. Ao todo, 23 proprietários rurais serão indenizados, além deles, mais 14 famílias que moram em lotes no Cinturão Verde, área cedida por meio de comodato pela prefeitura. Essas famílias devem ser indenizadas pelas benfeitorias feitas nos lotes.

Em junho deste ano, o Ministério da Infraestrutura autorizou a ordem de serviço para a construção das obras que preveem investimentos de R$ 157,3 milhões e serão executadas em 26,46 quilômetros de rodovias, que vão permitir a diminuição do fluxo viário de cargas e passageiros, bem como ampliar a trafegabilidade para os produtores de grãos da região.  

Os serviços incluem a implementação de pista dupla, sinalização vertical e horizontal, além de drenagem e pavimentação, bem como a construção de oito viadutos.  O projeto foi desenhado para melhorar a infraestrutura rodoviária local, interligando a BR-158, na saída para Brasilândia e Selvíria, e a BR-262, para Campo Grande.

A BR-262 é a principal ligação entre Campo Grande e as regiões Sul e Sudeste do país. Já a BR-158 é fundamental para escoamento da produção agropecuária do Estado.