O Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MS) iniciou a instalação de radares eletrônicos em Três Lagoas. Os equipamentos começaram a ser instalados no conjunto semafórico da avenida Capitão Olyntho Mancini, cruzamento com a avenida Filinto Müller. E outro no semáforo da rua Elviro Mário Mancini, cruzamento com a avenida Capitão Olyntho Mancini. A previsão é de que a instalação seja concluída dentro de 20 dias.
Logo após, a empresa Perkons S/A, que também ficará responsável pelo gerenciamento do serviço, dará início à instalação de três lombadas eletrônicas em Três Lagoas. Uma será instalada em frente à escola municipal Maria Eulália Vieira, no bairro Jardim Alvorada, a segunda na baixada da avenida Rosário Congro, e a terceira, na rua Egídio Thomé, antes de chegar na avenida Ranulpho Marques Leal. Outros equipamentos serão instalados em outras vias da cidade, no entanto, não têm previsão. Ao todo, são 16 pontos que vão receber esses equipamentos.
Os radares que estão sendo instalados nos semáforos terá a finalidade de coibir o avanço de sinal, excesso de velocidade e desrespeito a faixa de pedestre, segundo informou o secretário municipal de Trânsito, Milton Gomes Silveira. A empresa Perkons S/A já presta o serviço de gerenciamento desses equipamentos em outras cidades do Estado, e agora, também vai instalar e ficar responsável por esse sistema em Três Lagoas.
De acordo com o secretário de Trânsito, o município não terá gerenciamento sobre a fiscalização eletrônica, sendo de total responsabilidade do Detran, que assumirá o ônus e bônus. A finalidade dos equipamentos, segundo ele, não é a de arrecadar, mas sim fazer com que os condutores diminuam a velocidade em alguns locais para evitar os excessos.
ACIDENTES
De acordo com dados da Polícia Militar de Três Lagoas, no primeiro semestre deste ano foram registrados cerca de 524 acidentes de trânsito na cidade, sendo 321 deles com vítimas e 202 sem vítimas.
Os acidentes deste ano já levaram uma pessoa a óbito. No ano passado, nove pessoas morreram no trânsito da cidade. Do total das ocorrências de 2015, a maioria teve vítimas com lesão corporal,321, e os outros 202 foram sem vítima.