Nesta quinta-feira (14), é comemorado o Dia Mundial do Café, a segunda bebida mais consumida no nosso pais, perdendo somente para a água. Ela é conhecida por estar na casa da maioria dos brasileiros, e muitos dizem que não conseguem começar o dia sem um bom café.
O produto é uma paixão nacional e também movimenta a economia, por esse motivo, é conhecido por aqui como ouro verde. Hoje, o país é um dos maiores produtores da variedade arábica e robusto e representa 30% da produção mundial, de acordo com informações da Embrapa.
A cafeína ajuda no estímulo da atividade mental, na melhora da concentração, no aumento da velocidade das associações de ideias, na diminuição da sensação de fadiga e, ainda, dá energia, o que potencializa o desempenho em atividades físicas. O café, consumido em níveis corretos, melhora humor e evita a depressão.
Nossa equipe de reportagem foi conversar com a barista Jessica Carvalho, ela explicou a diferença entre os cafés tradicionais e os especiais. Além disso, ensinou como você pode treinar o seu paladar para receber sabores tão diferentes e que muitas vezes geram estranheza nas pessoas.
Confira a reportagem completa: