A moeda norte-americana começa a semana com forte queda ante o real. O dólar encerrou esta segunda-feira cotado a R$ 2,256, uma desvalorização de 3,30%. A perda de valor é atribuída à entrada de recursos no país e à redução de posições compradas (aposta contra o real) no mercado futuro.
O Banco Central (BC) comunicou há pouco que colocou US$ 650 milhões no mercado por meio de leilão de venda conjugado com leilão de compra de dólares (leilão de linha). Foram aceitas, ao todo, três propostas.
Bolsa de Valores
Depois de uma breve realização de lucros no começo do dia, os investidores voltam a atuar na ponta compradora da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). O Ibovespa registra um ganho de 3,78%, indicando o patamar de 41.765 pontos.
As ações da Vale são as principais responsáveis pelo desempenho, que conta ainda com um empurrão da Petrobras, outra blue chip do pregão, e com o ótimo desempenho das ações do setor siderúrgico.
O humor dos investidores também melhorou depois que os gastos com construção caíram menos que o esperado nos Estados Unidos durante o mês de novembro.