Veículos de Comunicação

4

Dólar retrai 1,76% após quatro dias de valorização

A moeda norte-americana encerrou o dia cotada a R$ 2,344, uma retração de 1,76%

Depois de quatro dias consecutivos de valorização, o dólar passou por um ajuste de baixa ante o real. As vendas continuaram mesmo depois da virada de humor que puxou as bolsas para o território negativo durante parte da tarde. A moeda norte-americana encerrou o dia cotada a R$ 2,344, uma retração de 1,76%.

Um operador de câmbio de uma corretora nacional, que preferiu não ser identificado, mencionou o fôlego que o dólar tomou durante a manhã, chegando a cair mais de 3% com a melhora do humor dos mercados acionários em relação aos últimos dias.

Entretanto, com a piora do cenário global durante a tarde, a moeda norte-americana reduziu sua queda, dando espaço para a realização de um leilão de venda de dólares no mercado à vista pelo Banco Central.

Perto do fechamento do mercado de câmbio, o principal índice da Bovespa caía, após ter chegado a beirar os 2% de alta. As bolsas de valores norte-americanas também inverteram o movimento predominante na manhã e cediam.

Ainda nesta sexta-feira, o Banco Central realiza pesquisa de demanda para medir as condições para realizar na segunda-feira um leilão de swap cambial para dar início à rolagem de um lote de contratos que vence no início de fevereiro.

Bovespa

Durou pouco o alívio trazido pelo novo resgate ao setor financeiro norte-americano e as bolsas de valores tanto aqui quanto lá devolvem os ganhos registrados pela manhã. Por volta das 17h, a Bovespa indicava uma forte oscilação. O Ibovespa registrava valorização de 0,4%, com 39.165.