Veículos de Comunicação

Oportunidade

Ecoponto de Três Lagoas já reciclou mais de 3 milhões de toneladas de pneus

A quantidade de toneladas de pneus vem crescendo desde sua criação em 2007

O Ecoponto de Três Lagoas já reciclou mais de 3 milhões de toneladas de pneus - Arquivo/JP
O Ecoponto de Três Lagoas já reciclou mais de 3 milhões de toneladas de pneus - Arquivo/JP

Nos primeiros quatro meses do ano, Três Lagoas já recolheu 257 toneladas de pneus inservíveis através do Ecoponto, que funciona no Centro de Controle de Zoonozes (CCZ).

Segundo o coordenador do CCZ, Cristóvão Bazan, todas as empresas da cidade, como multinacionais e borracharias participam da ação, que visa colaborar com o Meio Ambiente e também com o controle do mosquito transmissor da dengue. Além disso, contam com uma parceria firmada entre o município e a Associação Nacional das Indústrias de Pneumáticos (Anip), pela qual os contribuintes recebem um comprovante para atestar a parceria, com autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Desde sua criação, em novembro de 2007, até abril desse ano, o Ecoponto já recolheu para reciclagem, mais de 3 milhões de toneladas de pneus. Bazan informou que o material recolhido é retirado semanalmente do Ecoponto e levado para o Ecopneus de Campo Grande, onde os pneus são picados para retirada do aço e utilizados nas caldeiras de fábricas de cimento e na elaboração do asfalto.

MATERIAL RETIRADO

Para se ter uma ideia, segundo organizações internacionais, a produção de pneus novos está estimada em cerca de dois milhões por dia em todo o mundo. Já o descarte de pneus velhos chega a atingir, anualmente, a marca de quase 800 milhões de unidades. Só no Brasil são fabricados cerca de 40 milhões de pneus por ano. Neste mesmo período metade dessa produção é descartada.