Veículos de Comunicação

Qualificação

Reeducandas de Dourados ampliam oportunidades de trabalho ao saírem da prisão

Nos últimos anos, foram realizados 29 cursos na unidade penal com o apoio do Poder Judiciário

Trabalhos de jardinagem feitos pelas internas do semiaberto feminino de Dourados estão disponíveis para a venda no presídio - Divulgação
Trabalhos de jardinagem feitos pelas internas do semiaberto feminino de Dourados estão disponíveis para a venda no presídio - Divulgação

As reeducandas do Estabelecimento Penal Feminino de Regime Semiaberto de Dourados (EPFRSAA-D) encerraram do Curso de Formação Profissional para Jardineiro. Ao todo, 30 mulheres concluíram a capacitação, que contou com carga horária de 345 horas/aula e representou oportunidade de ocupação lícita e rentável às internas dentro e fora da prisão.

A iniciativa foi realizada por meio da parceria entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), 3ª Vara Criminal de Dourados e Ministério Público. A qualificação foi idealizada pelo juiz César de Souza Lima e o promotor Juliano Albuquerque, devido à escassez de profissionais qualificados na área na região de Dourados.

Nos últimos anos,  foram realizados 29 cursos na unidade penal com o apoio do Poder Judiciário. “É importante oferecermos vários cursos, pois cada pessoa tem uma habilidade diferente. A capacitação profissional aumenta a autoestima das internas, que se sentem mais valorizadas. Já temos alguns cursos previstos em artesanato, peruca e bijuteria”, informou ainda o juiz César de Souza Lima.

Com aulas teóricas e práticas, as internas aprenderam sobre plantio, manutenção e paisagismo, além de adquirir conhecimentos sobre o PH do solo, cultivo, adubação, organização de viveiros, poda, controle de pragas e produção de plantas ornamentais. A capacitação teve início em agosto e prosseguiu até janeiro, além do certificado as participantes receberam remição na pena por estudo, conforme prevê a Lei de Execução Penal.

Os trabalhos de jardinagem feitos pelas internas do semiaberto feminino de Dourados estão disponíveis para a venda no presídio. São Kokedamas, plantas em vasos ornamentais, entre outros, tudo com preços especiais. (Com informações do Portal MS)