A Eldorado Brasil proprietária da fábrica de celulose, em Três Lagoas, continua alvo de investigações por parte da Polícia Federal. Na manhã desta segunda-feira (5), policiais federais realizaram novas buscas e apreensões de documentos no escritório da empresa, em São Paulo. No dia 1º de julgo deste ano, a empresa também foi alvo da Operação Sépsis- desdobramento da Operação Lava Jato.
Nesta manhã, a Polícia Federal deflagrou a Operação Greenfield, que investiga supostos desvios nos quatro maiores fundos de pensão do Brasil. De acordo com o Jornal Folha de São Paulo, os irmãos Joesley e Wesley Batista, donos da J&F Holding, proprietária da Eldorado Brasil e da JBS, foram alvos de busca e apreensão coercitiva.
De acordo com a PF, as investigações começaram a partir de dez casos investigados que revelaram déficits bilionários nos fundos de pensão. Em oito, dos dez casos analisados, estão relacionados a investimentos realizados de forma “temerária ou fraudulenta” pelos fundos de pensão, por meio dos FIPs (fundos de Investimentos em Participações).
Durante as investigações, segundo a Polícia Federal, foram identificados um núcleo empresarial, um núcleo dirigente de fundos de pensão, um núcleo de empresas avaliadoras de ativos e um núcleo de gestores e administradores dos FIPs.
A Justiça determinou ainda o sequestro de bens e o bloqueio de ativos e de recursos em contas bancárias de 103 pessoas físicas e jurídicas que são alvos da operação, no valor aproximado de R$ 8 bilhões.
A Eldorado disse, por meio da assessoria, que nãpo se manifestaria até ter as informações sobre a operação.