Veículos de Comunicação

Oportunidade

Eldorado Brasil paralisa produção para dar manutenção na fábrica

Aproximadamente 1,5 mil trabalhadores virão para Três Lagoas

Parada Geral da fábrica de celulose prevê inspeções em todos os equipamentos da Eldorado - Arquivo/JP
Parada Geral da fábrica de celulose prevê inspeções em todos os equipamentos da Eldorado - Arquivo/JP

A partir da próxima segunda-feira, dia 26, a Eldorado Brasil realizará a chamada   “parada geral”  na fábrica em Três Lagoas. O período de interrupção de produção de celulose irá até o dia 4 de fevereiro. A Eldorado Brasil para executar serviços de manutenção e ajustes em seus equipamentos, contrata diversas empresas especializadas nesta área. Cerca de 1.500 trabalhadores estarão em Três Lagoas nesse período, os quais juntamente com os funcionários da Eldorado deverão executar esses serviços.  

Segundo a empresa, esse é um procedimento programado e comum no setor de produção de celulose, que tem por finalidade assegurar a confiabilidade e o desempenho de toda operação industrial pelo período de até 15 meses, além de ser uma exigência legal.

Durante o período serão realizadas inspeções nos equipamentos industriais para se eliminar possíveis avarias e consequentemente melhorar o processo industrial. Por se tratar de uma atividade agendada e planejada, a Parada Geral está incluída no orçamento anual da companhia para não causar prejuízos à empresa.

O Jornal do Povo apurou que vários trabalhadores já estão chegando em Três Lagoas e se alojando em hotéis da cidade, os quais  voltam a aquecer o setor que tem apresentado elevado índice de desocupação em consequência,  inclusive, da paralisação da construção da fábrica de fertilizantes da Petrobras.  A recepcionista do Hotel Vale do Sol, informou que 13 trabalhadores já estão alojados no estabelecimento, mas a empresa que  prestará serviços para a Eldorado solicitou 70 vagas. Segundo ela, o mês de janeiro estava com pouco movimento e tinha vagas sobrando, agora com a chegada desses trabalhadores, o movimento começa a melhorar.

Uma funcionária do Druds Hotel, também informou que um grupo de trabalhadores irá se hospedar no estabelecimento. Alguns destes trabalhadores começaram a chegar nesta segunda-feira, no entanto, não informou quantos. Mas, disse que desde o fim do ano passado o movimento está fraco em razão da paralisação das obras da UFN 3, mas que nesta semana o movimento cresceu.

ELDORADO

A atual linha de produção da Eldorado Brasil foi inaugurada em 2012 e garantiu a capacidade de produção instalada de 1,5 milhão de toneladas de celulose por ano, com previsão de aumento para 1,7 milhão em 2015. O objetivo da Eldorado Brasil é tornar –se líder global na indústria de celulose. Com a plena operação da linha atual de produção, a Eldorado Brasil parte para o planejamento e viabilização da ampliação de sua produção, prevista para ser ampliada e concluída até 2017. O projeto de expansão da fábrica de celulose está em fase de estruturação de capital e  após a conclusão deste processo é que as obras terão início.