Na semana em que a Fibria lança a pedra fundamental do projeto de expansão da fábrica de celulose de Três Lagoas, a concorrente Eldorado Brasil divulga nota informando que as obras para segunda linha de produção de celulose da empresa, denominado de projeto Vanguarda 2.0 estão a todo vapor.
De acordo com a Eldorado, até o momento, 20% das tubulações foram instaladas para rede de drenagem, água tratada, incêndio, elétrica e esgoto foram executadas e chegam a nove quilômetros. Ainda segundo a empresa, 58% dos serviços de terraplenagem e 21% da infraestrutura total já foram executados. Até o final dessa etapa serão movimentadas cerca de 4,5 milhões de metros cúbicos de terra, sem a necessidade da entrada de recursos externos.
A empresa informou, ainda, que já contratou 350 trabalhadores, sendo 95% da região de Três Lagoas. A empresa Contern executa as obras de terraplanagem e infraestrutura do projeto de expansão da fábrica.
&saiba Essas etapas do projeto serão concluídas no primeiro semestre do próximo ano, de acordo com o cronograma de construção. No pico das obras de terraplanagem e infraestrutura serão contratados 600 trabalhadores. Durante todo o período de construção serão gerados 20 mil empregos diretos e indiretos. E, terão prioridade será a contratação de mão de obra local.
A pedra fundamental do projeto foi lançada pela Eldorado no dia 15 de junho e prevê investimento de R$ 8 bilhões na segunda linha de produção, com capacidade de dois milhões de toneladas por ano, devendo entrar em operação no primeiro semestre de 2018.