O projeto de ampliação da fábrica de celulose da Eldorado Brasil, de Três Lagoas, está mantido. É o que garante a empresa em nota enviada à reportagem nesta sexta-feira (13). “A companhia está trabalhando na concepção do projeto de engenharia de sua nova planta e na definição de seus fornecedores. A previsão para o início da operação de sua nova linha produtiva é 2021”, afirma.
Ainda segundo a nota, foram concluídas as etapas de terraplanagem e infraestrutura na área em que deve ser instalada a segunda linha de celulose da empresa, mas sem dar mais detalhes sobre a ampliação.
A Eldorado acrescenta de que, somente após definição do projeto de engenharia e de fornecedores de tecnologia é que poderá falar no prazo de execução da obra.
Levando em consideração o prazo para construção e início da operação da linha atual – 30 meses -, a previsão é de que a obra seja iniciada no próximo ano e concluída em 2021, quando deve entrar em operação. O cronograma inicial da Eldorado era produzir na nova linha em 2018. O projeto foi interrompido após denúncias de irregularidades em financiamento com dinheiro de fundos de pensão e o envolvimento do Grupo J&F Investimentos, então controlador da empresa, em casos de corrupção.
A VENDA
Em setembro do ano passado, a Paper Excellence, empresa de celulose com sede na Holanda, anunciou a compra da Eldorado. No início do ano, a empresa estrangeira disse que iria analisar as condições de mercado para decidir sobre o projeto de expansão da fábrica de celulose de Três Lagoas. Desta vez, a Paper Excellence preferiu não se pronunciar sobre o projeto de expansão, pois alegou que a Eldorado ainda é majoritária e que cabe à atual diretoria fornecer informações sobre a ampliação.
De acordo com o contrato assinado e divulgado no ano passado, a Paper Excellence tem até setembro deste ano para finalizar a compra. No entanto, no mês passado, fontes de mercado informaram que o montante necessário à aquisição dos 50,6% pertencentes à J&F, mais de R$ 4 bilhões, já estariam assegurados. Além disso, a empresa estava em conversas com o Banco de Desenvolvimento da China (CDB) para levantar os recursos que seriam usados no pré-pagamento de dívidas da Eldorado.
A Paper Excellence deve amortizar boa parte do endividamento da Eldorado