Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Elektro investe R$ 15 milhões em nova linha de transmissão

Obras de construção da nova linha iniciarão na próxima terça-feira

Obra visa aumentar a geração de energia para Três Lagoas - Arquivo
Obra visa aumentar a geração de energia para Três Lagoas - Arquivo

A Elektro, distribuidora de energia elétrica que abastece Três Lagoas e parte da região do Bolsão, anunciou nesta semana que vai construir uma nova linha de transmissão no município. As obras, explicou a companhia, iniciam-se na próxima terça-feira, dia 3, com o objetivo de reforçar o fornecimento de energia elétrica na cidade e região.

A nova linha interligará a Subestação Marechal Rondon à Usina Termelétrica Luis Carlos Prestes, da Petrobras. Serão sete quilômetros de linha, que contarão com um investimento de R$ 15 milhões. Esta obra vai possibilitar a transmissão da energia que fica, hoje, represada na Usina Termelétrica Luis Carlos Prestes para a cidade de Três Lagoas”, diz Guilherme Cruz, especialista em subestações e linhas de transmissão da Elektro, em nota.

A companhia informou que a fase inicial do projeto, a de topografia, fora iniciada em setembro. Já neste mês, a companhia deu início às escavações necessárias. No começo de novembro, começará a fase de concretagem das torres e, em dezembro, a montagem efetiva da nova linha de transmissão.

Em comunicado oficial, a companhia explicou que o lançamento de cabos terá início em janeiro do próximo. A previsão é que a obra seja entregue no mês seguinte, fevereiro de 2016. A empresa também informou que tem tomado as medidas necessárias para redução e mitigação dos impactos ambientais decorrentes da implantação do empreendimento.

O QUE É

A linha de transmissão, explicou a Elektro, é formada por fios que transportam eletricidade. “São essas subestações que levam a energia às casas dos clientes. Ao redor das linhas de transmissões, são deixadas faixas de terra para facilitar a manutenção e manter a área preservada para evitar acesso próximo, garantindo a segurança”, completou.