Nesta segunda-feira (10), o prefeito de Dourados, Alan Guedes, está em Brasília, onde será assinado o contrato com o banco internacional do Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia da Prata (Fonplata). Esse contrato é o ponto de partida para uma série de investimentos estruturantes que serão aplicados no município nos próximos anos. São 50 milhões de dólares, sendo 40 milhões do empréstimo internacional e mais 10 milhões de dólares de contrapartida do município, convertendo a moeda, são recursos da ordem de R$ 250 milhões.
Alan Guedes fala o que representa a assinatura desse contrato depois de um ano e seis meses de trabalho. “É um passo inicial que divide um trabalho que foi iniciado em abril do ano passado quando a cidade submeteu ao Fonplata uma carta consulta manifestando interesse de um processo de programa para conquistar o financiamento junto ao banco. E nesse um ano e seis meses de trabalho passamos por várias etapas. Agora vamos para a assinatura do contrato e o início do programa. Isso representa investimentos nunca antes vistos pela cidade de Dourados”, afirma.
Aprofundando um pouco nos projetos contemplados no Financiamento Internacional, Alan Guedes comenta sobre a implantação das três vias parques e a requalificação das principais avenidas da cidade. “Dourados tem hoje praticamente as mesmas vias da década de 80 com um volume de veículos muito maior, temos mais de 150 mil veículos na cidade. Então é necessário que agente crie novas alternativas para gerar mais fluidez no trânsito, mas principalmente mais segurança viária”, disse.
Segundo o prefeito, a previsão é de as obras iniciem no começo de 2023. Confira a entrevista completa: