Continua crescendo o número de profissionais que estão deixando a informalidade através do programa de Microempreendedor Individual em Três Lagoas. De acordo com dados do Portal do Empreendedor, atualmente, são 3,6 mil profissionais formalizados atuando no município. Desse total, 450 deixaram a informalidade somente neste ano, de janeiro a 31 de setembro – última data computada no sistema -, o que corresponde a uma média de 50 formalizações ao mês.
Em toda a região do Bolsão, são mais de 8,9 mil microempreendedores individuais atuando, sendo 1.125 deles, formalizados somente até setembro deste ano. Os dados do Portal do MEI mostraram que o volume de formalizações permanece semelhante ao do ano passado, quando a média mensal foi de 52 formalizações para Três Lagoas. Em todo o ano de 2014, a cidade havia recebido 624 MEIs e a região do Bolsão, 1.568 novos profissionais formalizados.
Depois de Três Lagoas, Paranaíba é a cidade da região da Costa Leste com maior número de MEIs, 1.153 até setembro. A cidade é seguida por Cassilândia, com 887 profissionais formalizados através do programa. Depois aparecem Chapadão do Sul e Bataguassu, com 797 e 654 MEis. Aparecida do Taboado contava com 613 profissionais formalizados até setembro.
PERFIL
&saiba sO Portal do MEI também apontou que, em Três Lagoas, a maioria dos microempreendedores individuais são do sexo masculino. Entretanto, a diferença é pequena. Atualmente, são 1.865 homens MEIs inseridos no mercado e 1.684 mulheres.
O quadro se inverte quando são analisadas as atividades que mais geraram formalizações no município. Na liderança, está o ramo de artigos de vestuário e assessórios, dominado pelas mulheres – são 425 profissionais formalizados, destes 340 mulheres contra 85 homens. A média se repete quando levado em consideração a segunda atividade com maior número de Meis, a de cabeleireiro. Nessa, são 232 mulheres atuando, contra 77 homens, num total de 309 profissionais.
Já a terceira maior atividade com Meis é a de obras de alvenaria, esta dominada pelos homens. Dos 231 profissionais ao todo, 225 são do sexo masculino e somente seis do sexo feminino.
Ainda segundo levantamento feito pelo Portal do MEI, outras duas atividades com grande volume de empreendedores individuais são as de bares e lanchonetes. Na primeira, existem 121 profissionais formalizados (57 homens e 64 mulheres), enquanto que na segunda, somam-se outros 155 empreendedores, sendo 66 homens e 89 mulheres.
O levantamento apontou ainda que a maioria dos microempreendedores individuais possui de 31 a 40 anos – são 1.137 profissionais nessa faixa etária. Em segundo lugar aparecem os jovens entre 21 a 30 anos (897 profissionais) e pessoas entre 41 e 50 anos (850 profissionais). Além disso, 51,66% tem estabelecimento fixo; outros 31% atuam de porta em porta e 5,5%, pela internet.
MEI
Esse modelo de formalização contempla trabalhadores que faturam até R$ 60 mil por ano. Entre os benefícios, estão a possibilidade de emitir nota fiscal, ter CNPJ e acesso à Previdência Social.