Veículos de Comunicação

Abono Salarial

Em Três Lagoas, mais de mil trabalhadores não sacam o PIS/Pasep

O prazo para retirar o benefício termina em 28 de dezembro.

O valor que não for retirado retorna para o Fundo Amparo ao Trabalhador. - Arquivo/JPNEWS
O valor que não for retirado retorna para o Fundo Amparo ao Trabalhador. - Arquivo/JPNEWS

Você já sacou o PIS/Pasep? Em Três Lagoas, centenas de trabalhadores esqueceram o abono salarial do calendário de 2016, nos bancos. O prazo para retirar o benefício termina em 28 de dezembro, mas até o momento1,5 mil trabalhadores não sacaram o abono salarial relativo ao Programa de Integração Social (PIS) e Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), do ano base de 2016.

De acordo com o Ministério do Trabalho, em Mato Grosso do Sul, ao menos 21 mil trabalhadores ainda não sacaram o abono, o que rendeu o montante de R$ 15 milhões acumulados. Em toda a região Centro-Oeste, 235 mil trabalhadores ainda têm R$ 172 milhões a receber. O órgão informou ainda que o valor que não for retirado retorna para o Fundo Amparo ao Trabalhador.

Têm direito ao abono salarial os trabalhadores que estão cadastrados no PIS/Pasep há pelo menos 5 anos; com remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base de atribuição do benefício e que exerceram atividade remunerada durante pelo menos 30 dias.

O PIS é pago na Caixa Econômica Federal e o saque das cotas do Pasep, no Banco do Brasil. O trabalhador que possuir cartão do cidadão e senha cadastrada pode se dirigir aos terminais de autoatendimento ou a uma casa lotérica. Se não tiver o cartão do cidadão, pode receber o valor em qualquer agência da caixa, mediante apresentação de documento de identificação.