A 5ª Etapa do Rally dos Sertões, que chegou em Três Lagoas ontem, definiu os pilotos que vão brigar pelo título da edição 2015. Em trecho especial, cronometrado de 240km, com a chegada no município determinou o tempo de cada competidor na prova.
O Parque de Exposições Joaquim Marques de Souza foi utilizado como ponto de apoio da prova e o lugar onde os competidores passaram a noite. A população teve livre acesso para conhecer os pilotos e os bastidores do Rally.
Três Lagoas faz parte do final da 4ª e início da 5ª etapa do Rally dos Sertões. Ontem, pela manhã, os pilotos passaram por Paranaíba, quando abasteceram os veículos e fizeram manutenção de suas máquinas. Feita esta parada técnica vindos de São Simão, em seguida foi dada a largada da quarta etapa rumo a Três Lagoas.
De acordo com os organizadores do evento a expectativa é que o rally tenha movimentado em torno de R$ 300 mil nos setores de hotelaria, alimentação entre outros estabelecimentos na cidade. Marcos Gigante, de Campo Grande é um exemplo, ele veio para Três Lagoas acompanhar o Rally e prestigiar um amigo que participa da prova, acompanhado de sua mulher e filha, a família ficou hospedada em um hotel.
Eduardo Sachs (Du Sachs), diretor da prova, disse que, pela primeira vez, o Rally deixou o Nordeste e desceu para o Sul do País. São sete etapas, sendo que o início no Estado de Goiás e a última será em Umuarama – Foz do Iguaçu (PR).“A ideia foi de estabelecer uma nova receita em outras regiões diferentes das anteriores por onde passou o rally. Essa nova rota está agradando os pilotos. O nível técnico está muito bom. Em todas as cidades em que passamos temos tido total apoio”.
Sachs comenta que há possiblidade do município receber novamente uma etapa da prova. “Quem sabe voltamos em 2016, a cidade é muito bem estruturada para o evento, oferecendo serviço de qualidade. Nunca repetimos o mesmo roteiro, mas nada impede de Três Lagoas fazer parte do trajeto”.
O diretor explicou ainda que para definição do roteiro da prova são analisados vários pontos: a configuração dos locais, parte técnica, apoio do governo local e outros. “Mudamos este ano também porque o governo do Paraná incentivou e apoiou para receber a final do evento”.
FAMÍLIA
Nascido em Mirandópolis (SP) a 85km de Três Lagoas, mas residente na cidade de São Paulo, o multicampeão Reinaldo Varela, que esta em sua 345 corrida, aproveitou a proximidade com a terra natal, para juntar no ponto de apoio, amigos e familiares. Eles aproveitaram também para comemoraram a vitória de pai e filho, na mesma etapa. Reinaldo compete juntamente com seus três filhos (19,22 e 24 anos), cada um em uma categoria. “A etapa de Três Lagoas será inesquecível, pois comemoro a vitória nos carros e do meu filho mais novo, em sua primeira competição nas UTVs”.
Reinaldo é bicampeão mundial, sul-americano, campeão do Rally dos Sertões, entre outros títulos. A família também está unida na ponta da classificação, o pai está em 1º lugar na classificação geral dos carros, Bruno Varella que ganhou a etapa está em quarto lugar, na categoria UTV e os outros irmãos estão em segundo, nas categorias motos e quadris.
MUSA
Considerada a musa do Rally, a advogada que abandonou a profissão para viver do esporte, Helena Soares, de Goiânia (GO), prova que não é só sua beleza que se destaca, em segundo lugar na classificação geral deste ano, ela explica que deixa a pressão de ser a única mulher da categoria, para os seus adversários. “A pressão fica para eles, pois homens não gostam de perder para mulheres. Eu apenas me divirto e faço a minha paixão”.
Pela primeira vez em Três Lagoas, Helena se surpreendeu com a cidade. “Nunca tinha visitado a cidade, pensava que era menor, mas me enganei é bem grande e muito estruturada”. Ao todo quatro mulheres participam do Rally dos Sertões 2015.
PROVA
Logo no inicio dessa manhã os competidores saem de Três Lagoas rumo a Euclides da Cunha Paulista (SP), final da 5ª Etapa, mas antes os pilotos passam pelos municípios sul-mato-grossenses de Bataguassu e Brasilândia.
Foram percorridos ao todo 587km, na modalidade de maratona, com deslocamento inicial de 142Km e trecho e cronometrado de 290 km, e 154km de deslocamento final, na etapa de Três Lagoas