Veículos de Comunicação

Oportunidade

Exército encerra treinamento com desfile por Três Lagoas

Cerca de 500 militares participaram da ação militar

Militares pararam área central da cidade - Laila Rebecca/JP
Militares pararam área central da cidade - Laila Rebecca/JP

Encerrou-se nesta quarta-feira, dia 5, a operação Urubupungá, comandada pelo Comando Militar do Oeste, com o objetivo de treinamento sobre a defesa das usinas hidrelétricas de Três Lagoas e região. O encerramento foi marcado por um desfile militar pelo centro da cidade.

De acordo com informações da 2ª Companhia de Infantaria do Exército, em Três Lagoas, ao todo, o treinamento envolveu cerca de 500 militares, sendo aproximadamente 250 de Coxim, 150 de Três Lagoas e o restante de Campo Grande. A parte prática do treinamento teve início na segunda-feira, nas três usinas hidrelétricas da região que compõem o Complexo de Urubupungá (Jupiá, Ilha Solteira e Três Irmãos) No entanto, o planejamento teve início há pelo menos dois meses, quando o Comando Militar do Oeste recebeu a determinação do Comando de Operações Terrestres de Brasília.

Neste treinamento, que incluiu a participação de uma frota composta por 40 caminhões e cães treinados, os militares lideram com todos os tipos de situações que colocariam em risco as usinas.

Em entrevista à equipe de reportagem da TVC- Canal 13, o comandante militar do Oeste, o general Juarez Aparecido de Paula Cunha, elogiou o resultado da operação. “Estamos finalizando esse treinamento em Três Lagoas e região. Esse trabalho envolve [a segurança] do complexo Urubupungá, importantíssimo para a economia brasileira. Para isso, temos que conhecer a área, conhecer cada uma das hidrelétricas. De maneira que, esperamos que não, mas, se caso necessário, estejamos em boas condições de proporcionar a defesa dessas usinas”, destacou.

O oficial do Exército explicou que o treinamento começa desde a saída dos militares de suas unidades . “Estamos com uma tropa de Coxim, que fez um deslocamento grande, de 550 quilômetros. Essa logística é importante ser treinada. Temos muitas lições aprendidas. Foi isso o que aconteceu. E essa operação só vai finalizar quando esse pessoal só vai finalizar quando o pessoal retornar a Coxim”,disse.

O general informou que a ideia é realizar esse treinamento anualmente. Para 2015, a intenção é envolver um número maior de militares.

SISFRON

Durante a entrevista, o comandante lembrou ainda do Sistema de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron), projeto piloto em fase de implantação em Mato Grosso do Sul. O lançamento oficial do sistema, que visa aumentar a ação do Exército Brasileiro na fronteira com outros países, acontece no dia 13, em Dourados, sede da Brigada Piloto. “Através desse projeto recebemos muitos meios de altas tecnologias, novas viaturas, toda a estrutura necessária para aumentar os resultados do trabalho que desenvolvemos nas nossas fronteiras”.